Festival Dança Cine com chamamento público aberto
7 de março de 2021Festival de Contadores de Histórias irá mostrar sotaques, mistérios, sabores e aromas do Brasil
8 de março de 2021O I Festival de Circo Negro do Brasil é uma ação artístico-cultural afirmativa que reunirá circenses negros de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com destaque para artistas da capital e do interior da Bahia.
Este projeto de difusão das Artes Circenses e seus atravessamentos étnico-raciais acontecerá de 25 a 28 de março de 2021, em comemoração ao mês do circo, com transmissão pela internet, veiculado como conteúdo digital (gravações ou transmissões ao vivo).
A proposta consta de 01 conferência, 04 mesas redondas, 05 oficinas, 08 números artísticos de habilidades circenses, 4 espetáculos, 02 exibições de filmes, 01 exposição de artes visuais sobre o circo e lançamentos de livros, envolvendo mais de 50 circenses, sendo mais de 95% artistas e intelectuais negros/as.
Durante a realização do festival a curadoria e coordenação, em diálogo com os/as artistas circenses participantes, elaborarão a Carta dos artistas circenses negros do Brasil, contra o racismo e como afirmação de uma linguagem artística e reivindicação por garantia de direitos, que será lida no encerramento do festival.
Todo o evento será inteiramente online as divulgações assim como as atividades, acontecerão nas plataformas Youtube, Facebook e Instagram (@circonegrobrasil).
O projeto, produzido pela Pau Viola Produções (@pauviolaentretenimento) e Mais Ações @maisacoesintegradas), conta com a curadoria e coordenação formada por membros do Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro -GruPANO; do Projeto Café Preto – Rua, Rede, Palco e Picadeiro; da Trupe do Benas (Senhor do Bonfim – BA) e da Diretoria de Arte e Cultura da Fábrica Cultural (Salvador – BA).
Ficha Técnica
Produção: @pauviolaentretenimento e @maisacoesintegradas/Curadoria: Reginaldo Carvalho/ Coordenação: Aina Andrade, Israel Santana e Vinícius Oliveira/ Assistente de Coordenação: Diego Valle/ Designers: Edson Damasceno e Israel Santana/ Gerenciamento de redes: Lua Rodrigues e Transmissão: DUDES.