Moto Honda colabora com projeto da White Martins de reativação de planta de oxigênio em Manaus
9 de março de 2021Waraji publica a programação do XI Festival Internacional de Teatro de Guajará-mirim
10 de março de 2021De 12 a 21 de março de 2021, às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 20h00, o Núcleo da Maré ao Luar, grupo de São Bernardo do Campo – SP, realiza apresentações virtuais do espetáculo “Resiliência” em seu canal do Youtube: bit.ly/nucleodamareaoluar
“Resiliência” é um espetáculo criado a partir das memórias de vida de imigrantes haitianos, angolanos, congoleses e dominicanos, trazendo sua cultura e história para dar vida aos diálogos e narrativas, que mesclam o passado vivido por eles em suas terras natais e o presente, a esperança por uma vida melhor.
O Núcleo da Maré ao Luar fará uma temporada virtual que contará com seis apresentações gratuitas e está programando uma ação especial com a Rádio JHP (Jovens Haitianos Progressistas) com sede no Bairro de Utinga, em Santo André, que atua fortalecendo laços com conterrâneos no Brasil.
“Queremos com esse projeto sensibilizar nossa sociedade para a aproximação e integração desses povos vindos de diferentes partes do mundo. Buscamos dar visibilidade à questão da imigração, ressaltando a importância do acesso aos cuidados com a saúde, das oportunidades de trabalho, demonstrando que essas pessoas não só pertencem a essa nova terra, como também têm sua importância como parte da construção da nossa cultura”, comenta o Núcleo da Maré ao Luar.
Como a alegria de cada povo, o espetáculo é regado por danças, músicas e objetos inspirados nas histórias compartilhadas e transformadas em poesia. Um mergulho nas memórias de imigrantes que encontraram no nosso país um novo lugar para recomeçar.
Da beleza de cada olhar, o colorido de seus costumes e suas diferentes linguagens, até as lembranças familiares, a saudade e os sonhos, presentes na luta diária, o espetáculo evidencia o que há de sublime nesses povos que chegaram aqui para reconstruir suas vidas enquanto transformam as nossas.
“Resiliência evoca a alegria, a resistência e a força que esses povos trazem consigo, nos ensinando diferentes significados e ampliando nossas visões de mundo”, explica o grupo.
O espetáculo foi criado em 2016, a partir do projeto “Quebrando tabus e aproximando nações no Sistema Único de Saúde – SUS” em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Comunidade Jardim São Francisco, da Zona Leste de São Paulo, e a CPTM.
Através de um processo de história oral, o Núcleo da Maré ao Luar realizou entrevistas com imigrantes da comunidade, trazendo à tona suas memórias afetivas. Uma pesquisa aprofundada sobre suas culturas, os motivos que os trouxeram para o Brasil, as dificuldades linguísticas, de moradia, trabalho e a falta de informações para o acesso aos direitos de cuidado e saúde
“Ao promover uma escuta cuidadosa com essas pessoas, pudemos conhecer os costumes e cultura de cada uma delas de uma forma muito intensa e interessante. Unindo saúde e cultura foi possível aproximar os imigrantes moradores da comunidade do entorno, melhorando o acesso à UBS Jardim São Francisco”, comenta o grupo.
O espetáculo estreou em 2016 no “Festival de Integração Cultural”, promovido pela UBS – Jardim São Francisco, que contava ainda com apresentações artísticas de imigrantes, artesanatos, comidas típicas e esporte. Desde então, o espetáculo foi apresentado na Escola Estadual Anne Frank – Jardim São Francisco (SP), Museu do Rio Tietê – Parque Ecológico do Tietê (SP), Canteiro de Obras – Linha 13 Jade – CPTM (SP), Sede da CPTM (SP), Espaço Socioambiental da CPTM – Parque Ecológico do Tietê, Estação de Trem de Osasco, Sarau Online da Cia. da Matilde.
Com essa temporada virtual de “Resiliência”, o público poderá conhecer memórias reais de imigrantes que caminham lado a lado conosco e que, através da arte e da poesia, foram ressignificadas, se tornando nossas memórias também.
“Em um momento como o que estamos vivendo, ter a oportunidade de levar essas memórias e a riqueza da cultura desses povos para dentro da casa das pessoas, cria laços e referências. Além da percepção e olhar acerca do outro, dos acontecimentos fora de nossas fronteiras e a empatia necessária para caminharmos”, finaliza o grupo.
Núcleo da Maré ao Luar é um grupo teatral com espetáculos inspirados em memórias de vida de migrantes e imigrantes que residem em São Paulo. Essas ações fazem parte do projeto aprovado no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 36/2020 – ID 4562.
Mais informações: www.facebook.com/damareaoluar ou www.instagram.com/damareaoluar
Espetáculo Resiliência
Sinopse: A dor de deixar sua terra natal e seus familiares, o medo do desconhecido e do futuro, a coragem em enfrentar as adversidades, a busca por emprego, a saudade, a riqueza da cultura, o artesanato como identidade cultural, os costumes, a perseverança. Transitando entre memórias reais de acontecimentos históricos e fatos cotidianos, Resiliência demonstra a força contida na trajetória de pessoas imigrantes e convida o público a reconhecer o que nossas vidas podem ter em comum.
Quando: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de março de 2021 (sextas-feiras, sábados e domingos), às 20h00
Onde assistir: bit.ly/nucleodamareaoluar
Classificação Livre – Grátis
Ficha Técnica
Elenco: Nayara Meneghelli e Thiago Mota | Dramaturgia: Nayara Meneghelli | Direção: Núcleo da Maré ao Luar | Provocação Cênica: Talita Cabral | Direção Musical: Thiago Mota | Figurino: Claudia Melo | Adereços: Silvana Meneghelli | Cenário: Silvana Meneghelli e José Valdir | Fotografia: Isabela Meneghelli | Filmagem e edição: Coletivo Ludovico | Iluminação: Gabriel Ivanoff | Sonoplastia: Yuri Melo | Coordenação Geral: Nayara Meneghelli | Produção Executiva: Vanessa Campanari | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Identidade Visual: Lucas Sancho