Convocatória para 3ª Edição da Revista Pausa na Rede
28 de março de 2021Canal “Barquinho infância” abre temporada de apresentações culturais
28 de março de 2021A primeira edição do Festiv’Al acontece neste domingo (28/03), às 16h, o evento, que exalta a música alternativa amazonense vai transmitir os shows de Chapéu de Palha, Elton Nogueira, Duda Raposo e Yago Reis, com apresentação de Sarah Margarido.
O Festiv’Al, assim mesmo, com A maiúsculo de Alternativo será transmitido no YouTube através do link: https://youtu.be/AoVpYCe1be4
Apesar da ideia e vontade de produzir o evento ter nascido há alguns anos, a realização do festival só foi possível graças à Lei Aldir Blanc 2020. O idealizador do evento e artista Yago Reis defendeu que a transmissão é para assegurar os protocolos de segurança devido a pandemia de Covid-19.
“O evento busca dar visibilidade a artistas que fazem música nesse estilo menos comercial e menos consumido pela cultura de massa, mas com um público assíduo e fiel. Queremos alcançar pessoas de várias cidades e estados diferentes, a fim de que conheçam um pouco da produção local quando se fala em música alternativa”, disse.
Yago afirmou que convidou os artistas por admirar o trabalho de todos e pelo respeito por suas canções autorais.
“A potência do evento visa levantar a bandeira da produção independente e autoral. Então para essa primeira edição a expectativa é que o Festiv’Al seja visto por todos e todas, para que as pessoas conheçam os trabalhos desses artistas de Manaus, suas referências, influências e assim ganhar força”, explicou.
Integrante do Duo Chapéu de Palha, Hélder Cruz lembrou que a apresentação no estilo do FestivAl é a primeira da dupla.
“Foi muito legal e divertido. Foi bacana por ser nossa primeira experiência ao vivo com câmera. Para nós foi interessante e diferente. No nosso repertório apresentamos as músicas que estão disponíveis nas plataformas digitais do duo e algumas surpresas”, prometeu.
Duda Raposo, uma das atrações do evento, celebrou o convite.
“Participar do FestivAl, pra mim, foi muito marcante. Ainda que tudo vá acontecer de maneira online e distante desse contato direto com o público, foi o primeiro grande evento que tive a honra de participar, ainda mais por ter músicos incríveis ao meu lado. Espero que quem conferir de casa possa sentir um pouco da energia linda que foi e se divertir ao som de artistas impecáveis”, disse.
Sobre os artistas:
Yago Reis
Yago Reis é cantor, compositor e bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas, sendo seu trabalho no teatro voltado para direção musical de espetáculos e composição de trilhas sonoras. Desde 2018, dedica sua carreira somente à música, tendo lançado em junho de 2019 seu primeiro álbum autoral, intitulado “Virtude”, já disponível em todas as plataformas digitais. Em 2020, lançou um single e um novo EP já em dezembro, chamado “Tudo sobre nós”. É o idealizador do FestivAl.
Duda Raposo
Duda Raposo tem apenas 18 anos, mas apesar da pouca idade, demonstra talento de gente grande. Tendo a música sempre presente na sua vida, durante a infância era comum que junto a sua família acontecessem reuniões para escutar os mais variados gêneros musicais. Duda realizou 7 lançamentos durante 2020 e atingiu a marca de aproximadamente 475 mil plays no Spotify com projetos totalmente autorais e independentes. Para 2021, Duda planeja trabalhar em um álbum, além de mais parcerias e músicas solo.
Elton Nogueira
Elton Nogueira, músico e professor de música e artes, bacharel em música e multi instrumentista atua como músico e arranjador na cidade de Manaus, participou de vários projetos e bandas de vários estilos musicais, incluindo, rock, Pop, música regional, alternativa e até mesmo gospel. Em 2019 assumiu uma carreira solo focado em MPB, Samba, R&B e Soul, que são os estilos que mais aprecia. Em 2020 lançou seu primeiro EP chamado “Lauta Utopia” com muitas sonoridades e referência da música brasileira.
Chapéu de Palha
Duo amazonense da cidade de Manaus, formado em março de 2019 por Giovanna Póvoas e Helder Cruz. Começaram publicando, em gravações amadoras, suas composições com voz e violão na plataforma SoundCloud. Convidados em Maio pelo produtor musical e integrante da banda República Popular, Viktor Judah, gravaram o primeiro trabalho profissional de sua carreira. O EP “Eu”, que conta com 6 faixas e já alcançou mais de um milhão e meio de streaming nas plataformas digitais.
Ainda com o produtor, Viktor Judah, o Chapéu de Palha lançou mais dois singles e começa 2021 com a grande promessa de lançamento de seu primeiro LP.
SERVIÇO:
O quê: Festiv’Al
Quando: 28/03/2021, às 16h
Foto: Ana Beatriz Camargo