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7 de abril de 2021O The Roots VR é uma biblioteca de instrumentos Amazônicos oriundos das festas e tradições típicas da Região Norte do País, idealizado pelo músico, produtor e arranjador, César Lima, que garante que o acesso será gratuito e disponibilizado através do site: www.therootsvr.com.br e também em lojas oficiais de APPS (ANDROID) a partir do dia 23 de Abril, às 20h00.
Inspiração
“O primeiro insight do The Roots veio em 2018 através de um convite para produzir uma pesquisa, num período intenso de seis meses, sobre instrumentos musicais Amazônicos. Após a pesquisa entendi a necessidade de trazer para mais próximo do público essas informações sobre nossos instrumentos, pois eu mesmo graduado em Música nunca tinha visto uma variedade de instrumentos tão importantes, ricos e relevantes em seus significados culturais ” Declara, César Liima, músico, pesquisador e idealizador do projeto The Roots Vr.
O objetivo do The Roots VR é compartilhar com cada usuário conhecimentos sobre a origem e a confecção de instrumentos, além de proporcionar uma experiência única de exploração de cenários e sonoridades Amazônicas.
Os instrumentos que compõem o The Roots são: GAMBÁ DE MAUÉS-Instrumento de percussão feito do tronco da árvore da Cupiúba e pele de caça que é tradicionalmente usado pelos ribeirinhos e em festas dos santos em Maués. TAMBOR DE CUIA- Instrumento de percussão feito de cuia e tampo de Marupá. Esse instrumento faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo poeta e artesão Celdo Braga. MAWAKO FËMEA- Instrumento melódico da etnia Desana/Tukano. Usado em festas e rituais ligados a produtividade e farturas na comunidade. CARRIÇO- Instrumento melódico da etnia Desana /Tukano. Usado em festas e rituais ligados a boas novas e festas da alegria. NHAMBE – INAJÁ- Instrumento percussivo usado como elemento complementar de textura e rítmica por músicos-percussionistas ou como tornozeleira em rituais indígenas. CHUÁ – CHUÁ- Instrumento de percussão feito com material reciclado e sementes nativas. Esse instrumento reproduz os sons do oceano e faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo percussionista e artesão João Paulo. CUATRO VENEZUELANO- Instrumento harmônico feito com tampo de marupá, fundo de cuia e cordas de nylon. Instrumento andino com novas adaptações feitas pelo poeta e artesão Celdo Braga. CHARANGO- Instrumento harmônico tradicionalmente feito com pinho, cedro, naranjillo e cordas duplas de aço. Encontrado com frequência na América central e tradicionalmente inserido no Boi bumbá de Parintins.
Como jogar o Game Musical Educativo?
PASSO 1 –Ao acessar o aplicativo, o usuário é direcionado a escolher um cenário amazônico no período do DIA ou da NOITE.
PASSO 2- Após a escolha, aparecerá a opção de de kits de instrumentos disponíveis, e aí então será possível optar pelos KITs que estarão divididos em: KIT 1 (CHARANGO/ GAMBÁ DE MAUÉS / NHAMBÉS / MAWAKO FÊMEA) ou KIT 2 (CUATRO VENEZUELANO/ TAMBOR DE CUIA / CHUÁ-CHUÁ / CARRIÇO)
PASSO 3- Após a conclusão das etapas anteriores, basta interagir com os instrumentos na sala escolhida.
Segundo o idealizador do projeto, o músico César Lima, o gameplay consiste em dois kits com quatro instrumentos, cada um deles com elementos importantes como harmônicos, melódicos, textura e ritmo.
Acessibilidade
A acessibilidade também é um dos pontos importantes do projeto que contempla uma intérprete de libras e audiodescrição como forma de respeito à diversidade e à inclusão social.
“Por um breve tempo estive lecionando aulas de violão para deficiente visual. A capacidade de desenvolvimento e habilidades são impressionantes, então adicionar essas possibilidades de LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO ao nosso projeto, demonstra que podemos sim, estabelecer uma conexão com a classe, fazer melhorias e mostrar que são importantes em mesmas proporções na sociedade”.
Lançamento do Projeto
O lançamento oficial está marcado para o dia 23 de Abril, às 20h através das redes sociais oficiais do projeto e também pelo site www.therootsvr.com.br
“O The Roots VR é o start sobre novas possibilidades para músicos, pesquisadores, professores e sim, dentro de nossas possibilidades esperamos conseguir novas aprovações em breve mostrando mais ainda o potencial da nossa cultura”. Declara o idealizador do projeto, César Lima.
O “The Roots VR” é um projeto contemplado no Edital Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) via Lei Aldir Blanc.
Ficha Técnica
Diretor Geral e Sound Designer- César Lima| Modelador 3D- Raphael Moraes| Concept Art- Mikael Quites| Unity Developer- Ivo Stinghen | Intérprete de Libras- Duda Castro| Web Designer e Gerenciador de Mídias- Karlus Marcathu| Assessoria de Comunicação e Imprensa- Wanessa Leal.
Serviço
O quê: LANÇAMENTO DO PROJETO “THE ROOTS VR”
Quando: 23 de Abril (Sexta-Feira)
Onde: www.therootsvr.com.br e Google Playstore
Horário: 20h (Horário de Manaus)
Inf. ww.instagram.com/therootsvr e www.facebook.com/therootsvr e http://bit.ly/youtubetherootsvr