Covid-19: Maués começa a vacinar pessoas a partir de 18 anos
12 de abril de 2021“Ocupação Cultural – Pés Molhados”: Oficinas agregam habilidade e despertam o empreendedorismo em abrigos de Manaus
14 de abril de 2021O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT) chega a sua sexta edição em um formato totalmente novo: on-line, ocorrendo durante um mês e em uma plataforma de streaming lançada especialmente para a exibição dos materiais audiovisuais do festival, que é totalmente gratuito.
O FIA CINEFRONT é um evento composto por mostra e debates de obras cinematográficas que abordam a realidade amazônica e de outras regiões periféricas que sofrem as consequências dos processos de desenvolvimento pautados pela expansão capitalista. De caráter não competitivo, o festival consiste também em oportunidade de pautar as lutas sociais por direitos, igualdade, justiça e dignidade das populações das regiões periféricas do mundo.
Além de obras selecionadas no presente regulamento, a programação principal do VI FIA CINEFRONT será composta por trabalhos convidados pela curadoria, levando em consideração sua relevância à temática e homenagens a serem realizadas.
Com apoio de várias instituições parceiras, entre elas a Unifesspa, e financiado pela lei estadual paraense Aldir Blanc de Emergência Cultural, o festival irá ocorrer entre os dias 15 de abril e 15 de maio de 2021, pela plataforma própria cinefront.org.
A sexta edição estava planejada para o ano de 2020 no formato presencial, mas em decorrência da pandemia por Covid-19 foi suspensa, sendo retomada agora em novo formato de acordo com as possibilidades sanitárias. Na programação, além dos filmes, ocorrerão mesas redondas, sessões especiais com participação de homenageados, oficinas e uma exposição fotográfica da obra de Miguel Chikaoka. A programação final será divulgada em breve.
Confira a lista dos filmes e documentários:
Obras:
Pureza (2019) Renato Barbieri
Tiempos de Lucha, aciones de una comuna (2020) Jesús Reyes, Jesús García e Víctor Hugo Rivera
Servidão (2019) Renato Barbieri
Transamazônica: Utopias na selva (2021) {Série} Luiz Arnaldo Campos
Depois do Vendaval (2019) José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo Campos e Sérgio Péo
Encantadas – Mulheres e suas lutas na Amazônia (2018) Taís Lobo e Milena Argenta
Labirinto de papel (2014) André Araújo e Roberto Giovannetti
Mokambo (2018) Soraya Mesquita
Chão (2019) Camila Freitas
Gwaj ba nhõ pyka, a nossa Terra (2014/2015) Simone Giovine
Histórias de Cumaru (2018) Simone Giovine
Pi’y – Castanha (2017) Simone Giovine
Atordoado, Eu Permaneço Atento (2019) Henrique Amud & Lucas H. Rossi dos Santos
Pedral do Caminho (2019) Fiama Rodrigues Silva
Transamazônia (2019) Renata Taylor, Débora McDowell e Bea Morbach
Caiçaras – Às Margens do Brasil (2017) Guilherme Rodrigues