Espetáculo unirá música e animação no 23º Festival Amazonas de Ópera
4 de junho de 2021Inscrições para Pós-Graduação Amazon Rainforest Business da UEA se encerram no dia 18
4 de junho de 2021A equipe LSI Data Team, composta por três alunos do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), conquistou o segundo lugar na última etapa do Data Science Challenge 2021. O evento, promovido pela Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), encerrou no sábado (29/05).
Os discentes do curso de Engenharia de Computação, Leticia Magalhães Mendes e David Cardoso Yonekura, além do graduando em Sistemas de Informação, Miguel Vanderlei de Oliveira participaram do Data Science Challenge 2021 e atualmente desenvolvem projetos de Iniciação Científica no laboratório LSI.
A competição envolveu 30 equipes de todo o Brasil, compostas por profissionais, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos. Além disso, foi realizada de maneira totalmente remota, em virtude da pandemia, e envolveu três etapas, sendo uma delas de aquecimento e a última de defesa da solução. Nas duas primeiras etapas foi abordado um problema relativo à logística de entregas realizadas por drones, enquanto a última considerou a detecção de semáforos, o que é extremamente útil para o desenvolvimento de veículos autônomos.
A equipe avaliadora, composta de pesquisadores e profissionais da área, fez uma avaliação detalhada dos aspectos técnicos envolvidos na solução proposta, declarando a equipe como segunda colocada em âmbito nacional. Todos os detalhes da competição encontram-se disponíveis no link: http://www.comp.ita.br/~verri/dsc/edicoes/2021/
A professora da UEA e pesquisadora do LSI, Elloá Guedes, avalia positivamente o desempenho da equipe na competição.
“É muito gratificante ver o crescimento profissional e a garra desses estudantes, eles foram muito autônomos e conseguiram utilizar técnicas do estado da arte na solução proposta, apresentando os resultados com muita clareza e segurança”, afirma.
Elloá ressalta ainda que a equipe conseguiu uma taxa de acerto superior à equipe melhor colocada, mas a classificação final foi decidida em virtude do desempenho em classes menos frequentes.
Competições na Computação – A realização de competições é uma tradição na área de Computação, em que olimpíadas e maratonas de programação possuem grande destaque. Mais recentemente, a proposição de competições envolvendo Ciência dos Dados passou a ser considerada, em que as equipes precisam programar soluções inteligentes que resolvem um problema, tipicamente envolvendo dados coletados em cenários reais.
Para estas competições, os discentes e docentes do LSI se organizam no LSI Data Team, uma iniciativa que visa empregar as técnicas estudadas e desenvolvidas nos múltiplos projetos de pesquisa do laboratório para resolver os problemas apresentados. Desde 2018, houve a participação em diversas competições com múltiplas composições no time, ora contando com a participação direta dos professores, ora apenas com a mentoria.
A cada participação, busca-se a cooperação e estimula-se a criatividade na elaboração de soluções competitivas. Um diferencial do time também é poder contar com os recursos computacionais especializados do laboratório, adquiridos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio dos projetos Proti Pesquisa 11/2017 e PPP 04/2017, bem como de parcerias de pesquisa e desenvolvimento.
Mais informações sobre essa e outras iniciativas do Laboratório de Sistemas Inteligentes podem ser encontradas no site www.lsi-uea.tech.
Fotos: Reprodução