PARQUE SENADOR JEFFERSON PÉRES RECEBE A EXPOSIÇÃO “ARTE RUPESTRE NA AMAZÔNIA CONTINENTAL”
25 de novembro de 2014PALACETE PROVINCIAL RECEBE O 2° SEMINÁRIO DE ARTES VISUAIS NO AMAZONAS
25 de novembro de 2014TEATRO AMAZONAS| O Teatro Amazonas recebeu os representantes da Comunidade Quilombola do Barranco, do bairro Praça 14, que em setembro deste ano foi reconhecida pela Fundação Cultura Palmares como o segundo quilombo urbano brasileiro. Eles participaram do Concerto em homenagem ao Dia da Consciência Negra, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Com o Teatro Amazonas lotado, os representantes do quilombo puderam conferir a apresentação conjunta do Coral do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas, que apresentaram obras musicais que marcaram a luta dos negros ao redor do mundo.
Foram interpretadas canções como o clássico “I want Jesus” e “Tributo a Martin Luther King”, de Wilson Simonal.
Após a apresentação, a comunidade quilombola subiu ao palco com a imagem de São Benedito, santo protetor dos negros.
De acordo com uma das coordenadoras da Comunidade Quilombola, Jamily Silva, a comunidade nunca deixou de lutar para preservar as tradições africanas no Amazonas e o título recebido serviu para manter ainda mais forte todos esses costumes.
“Nossas tradições estão presentes na culinária, nas festas, nas vestimentas e no nosso modo de pensar. Nunca deixaremos de lado nossas lutas e ideais. Poder trazer a imagem de São Benedito ao mais importante palco da cultura no Estado é a confirmação do nosso reconhecimento e sinal de que estamos no caminho certo na nossa luta”, afirmou.
Aproximadamente 20 famílias descendentes do Maranhão (MA) fazem parte da comunidade em Manaus, que nasceu em 1890 com a chegada da negra alforriada Maria Severa.
Concerto em homenagem ao Dia da Consciência Negra ocorreu na noite da última quinta-feira (20).
Foto: Press Comunicação