Orquestra de Violões do Amazonas apresenta “Clássicos ao Violão” em live no Teatro Amazonas
22 de junho de 2021Boi Caprichoso anuncia reinauguração do curral Zeca Xibelão para o dia de São João
22 de junho de 2021O protagonismo dos municípios para a transição energética é o tema da Tribuna Popular que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza nesta quarta-feira (23/6), a partir das 10h, no plenário Adriano Jorge. Proposto pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador David Reis (Avante), o evento marca a abertura da II Semana do Meio Ambiente da CMM, que segue até do 30 de junho.
Além da Tribuna Popular, que terá como palestrante o professor e Pós-Doutor Rubem César Rodrigues Souza, presidente do Fórum Permanente de Energia da Universidade Federal do Amazonas (FPE/Ufam), a II Semana de Meio Ambiente terá lives com especialistas, para tratar de temas como energias renováveis, coleta seletiva e descarte correto de resíduos, entre outros, além de exposição de produtos confeccionados com materiais reciclados, momentos de sensibilização sobre sustentabilidade, com os Garis da Alegria, e distribuição de mudas e sementes.
De acordo com o presidente da CMM, David Reis, o objetivo da II Semana do Meio Ambiente é sensibilizar os servidores e o público que frequenta a Câmara Municipal de Manaus sobre a importância de adotar práticas sustentáveis, para “prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas”, como propõe o tema do evento.
David Reis destaca a importância do evento e a contribuição do parlamento à sociedade.
“Cuidar do meio ambiente é dever de todos. A responsabilidade socioambiental está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade”, afirma.
Fazendo o dever de casa
Coleta e descarte correto de resíduos, sistemas inteligentes para redução do consumo de água e energia elétrica, para evitar desperdício, lâmpadas de LED e uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Essas são algumas das ações de sustentabilidade, realizadas pela Câmara. Todas essas ferramentas passam por um processo de revisão e melhorias, com vista a renovação da certificação do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14.0001:2015), implantado em 2016 na CMM, uma norma voltada para o desenvolvimento sustentável da instituição.
Auditor Interno da Qualidade e Gestão Ambiental da CMM, Eli Camilo, explica que com a certificação foi possível implantar uma série de procedimentos e instruções ambientais.
“Nós temos um programa de auditoria interna e de auditoria externa, que é para manutenção da certificação. Nessas auditorias internas nós verificamos todos os procedimentos. Com relação ao meio ambiente, principalmente, coleta seletiva há uma fiscalização, uma auditoria mensal com relação as atividades se estão sendo realizadas”, esclarece.
Paralelamente, são desenvolvidas ações de conscientização dos servidores e também do público externo, de forma presencial, ou acessando os meios de comunicação do Parlamento Municipal.
A diretora de Gestão e Tecnologia da Informação da Câmara, Kelly Holanda, ressalta que, uma dessas ações é a realização da Semana do Meio Ambiente, que volta a ser realizada, após dois anos.
“É uma maneira de sensibilizar os funcionários e visitantes sobre a importância de adotar práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente e o próprio ser humano”, explica.
No decorrer da semana também serão veiculados vídeos institucionais educativos, sobre vários aspectos da sustentabilidade, nos meios de comunicação da Câmara Municipal (TV e Rádio Câmara e Redes Sociais) e também durante as sessões plenárias.
Rede Legislativa Sustentável
Representantes da Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, entidade criada em 2019, com objetivo de propor, promover e difundir iniciativas relativas à gestão pública sustentável e eficiente no âmbito do Poder Legislativo, também participam da II Semana do Meio Ambiente da Câmara Municipal.
A live “Rede Legislativa Sustentável – Engajamento e Sustentabilidade” encerra a programação da semana, no dia 30 de junho, com a participação de Luiz Vicente da Costa Braga, chefe do Serviço de Sustentabilidade da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e Humberto Mendes de Sá Formiga, gestor do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado Federal.
A Rede Legislativa Sustentável é constituída pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Senado Federal, Câmara dos Deputados e por demais órgãos e entidades da administração pública e da sociedade civil.