Artesãos atendidos pela prefeitura irão expor na ‘Mostra Cultural Manaus das Artes’
24 de julho de 2021Amazonastur estuda viabilidade de turismo de base comunitária na comunidade São Francisco do Caramuri
25 de julho de 2021O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) chega, hoje (24/07), à maioridade. Qual a importância de chegar aos 18 anos? Para uns, o sonho de uma vida que está só começando. Para outros, no caso de uma instituição de ensino como o Cetam, a certeza de ter feito muito pela população do estado, de estar no caminho certo e, mais ainda, de que muitas conquistas e inovações estão por vir.
Com tão pouca idade, o Cetam faz parte da vida da população amazonense de forma positiva. Ao longo de sua trajetória, acumula mais de um milhão de vagas ofertadas em cursos de qualificação profissional e formação técnica. Gratuitamente, tem levado educação a alunos da capital e de 61 cidades do interior do Estado, gerando trabalho e renda.
Este ano, de janeiro a junho, o Cetam já ofertou mais de 75 mil vagas em cursos de qualificação profissional. A previsão é ampliar a oferta de cursos até dezembro de 2022, em todo o Amazonas, disponibilizando mais de 235 mil vagas.
E, sempre pensando na qualificação e crescimento profissional de seus alunos, a cada ano a instituição aumenta a quantidade de cursos e oferta de vagas. Hoje, o catálogo do Cetam reúne 411 diferentes opções de cursos, somando os técnicos, de qualificação profissional, especializações técnicas e de Ensino a Distância (EaD).
Os cursos são divididos por eixos, 11 no total, com o intuito de atender públicos diversos: Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais, dentre outros. No Cetam, o aluno encontra desde o curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, até aulas de Maquiagem, Corte e costura e Aromaterapia.
À frente da instituição como diretor-presidente está o Professor Doutor José Augusto de Melo Neto. Ele ressalta que o Governo do Amazonas reconhece a importância estratégica da educação profissional e tem ampliado vagas dos cursos do Cetam em todo o interior, investindo em infraestrutura técnica, formação de pessoas e no trabalho.
Guia Metodológico – Para não prejudicar os alunos, durante a pandemia o Cetam nem cogitou parar suas atividades. Ao contrário, decidiu reinventar-se. Lançou o Guia Metodológico para o Ensino Remoto, elaborado por uma comissão pedagógica da própria instituição. A partir dessa iniciativa pôde dar continuidade às aulas de forma segura, responsável e inovadora.
“Gerentes e instrutores passaram por um curso de formação e aprenderam a forma correta de repassar o conteúdo programático a alunos, utilizando as ferramentas e recursos disponíveis. Nenhum aluno teve prejuízo na aprendizagem”, ressaltou o diretor-presidente, José Augusto de Melo Neto.
Aulas presenciais – No início deste mês, o Cetam retomou as aulas presenciais na capital e interior, de cursos técnicos e especializações técnicas que estão em fase de conclusão, alguns com alunos já estagiando. Os demais continuam de forma remota.
O retorno gradual e responsável só está sendo possível devido à redução dos casos de Covid-19 no Amazonas. A decisão foi tomada pelo colegiado do Comitê Técnico-Profissional e Tecnológico (Cotep) da instituição, presidido pelo professor José Augusto de Melo Neto.
Unidades – A instituição conta com três unidades próprias em Manaus: o Instituto Benjamin Constant (IBC) e as escolas de formação profissional Estelio Dalison e Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra. Essa última compõe a Rede de Escola Técnica do SUS (RET-SUS) e é onde são ministrados os cursos técnicos na área de saúde, dentre outros.
A instituição está presente nos sete Centros Estaduais de Convivência e no Centro Cultural Aníbal Beça, espalhados por todas as zonas da cidade. Ainda este ano, o Governo do Estado irá inaugurar a quarta unidade do Cetam na capital. Será a primeira escola de educação profissional na zona Norte. “Iremos ofertar cursos variados no Cetam Galileia. Não haverá mais necessidade de alunos se deslocarem do bairro buscar um curso profissionalizante”, informou o diretor-presidente da instituição.
O Cetam também está no interior do Estado. Em todos os 61 municípios amazonenses existe uma unidade da instituição. Além de ofertar cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e especializações técnicas nas sedes das cidades, leva aulas diversas a comunidades distantes e de difícil acesso.
Fotos: Cleudilon Passarinho/Cetam