Comédia inteligente sobre encontros casuais em uma noite de festa tem leitura inédita na plataforma Sympla
20 de agosto de 2021Mulheres Yanomami discutem práticas e saberes tradicionais no acompanhamento da gestação, parto e pós-parto
20 de agosto de 2021Nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto, a Fundação Almerinda Malaquias vai receber o curso ECOJOIAS – Reutilizando com Arte, idealizado pela produtora e artista visual Michelle Moraes, que também será a responsável em conduzir as aulas.
A iniciativa foi possível porque Michelle teve seu projeto contemplado no PROGRAMA CULTURA CRIATIVA – 2020/LEI ALDIR BLANC – PRÊMIO ENCONTRO DAS ARTES” DO GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS, com apoio do GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DO TURISMO – SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, FUNDO NACIONAL DE CULTURA.
Inicialmente a artista irá apresentar um breve histórico sobre joias contemporâneas no Brasil e no mundo, para que os alunos ampliem a visão sobre as possibilidades criativas. Em seguida o enfoque será na parte prática onde irão trabalhar com a garrafa pet, principal matéria prima utilizada nas aulas. Serão oferecidas 20 vagas e cada aluno irá receber um kit com ferramentas e materiais básicos para utilizar durante o período do curso e que, após a conclusão, poderão levar para casa e continuar exercitando as técnicas. O objetivo é que os participantes saiam em condições de criar as próprias peças e comercializá-las.
A vontade de realizar um curso relacionando jóias com a temática ambiental teve início há mais de 10 anos quando Michelle concluiu a Pós-Graduação em Artes Visuais – Cultura e Criação, no SENAC – AM. Na época seu trabalho de conclusão foi “Desenho, Materiais, Inovação – Um Caminho da Joalheria Contemporânea, que abordou desde os aspectos históricos, conceituais das jóias, até a pesquisa de materiais e a criação de uma coleção de joias confeccionadas com garrafas pet e resíduos do pólo industrial de Manaus.
O resultado superou tanto as expectativas que Michelle vislumbrou outras possibilidades. Chegou a criar a coleção PETINOX em que misturava pet com resíduos de metal de empresas do distrito industrial de Manaus. A criatividade, ineditismo e o aspecto ecológico logo a levaram a conceder várias entrevistas, realizar um desfile de lançamento e uma exposição na Saraiva MegaStore – Manauara Shopping. A partir de então, observou-se que as criações, além do teor artístico e com possibilidades comerciais, também poderiam representar um caminho para a realização de um trabalho sócio-educativo, de caráter ambiental, no âmbito do ecodesign, e que também, possibilitasse às pessoas de baixo poder aquisitivo um alternativa para o aumento de renda.
Por isso, Michelle propôs a criação do projeto ECOJOIAS – Reutilizando com Arte. Para a realização da primeira edição do curso, fechou parceria com a Fundação Almerinda Malaquias que concedeu o local e colabora com o processo de inscrições dos participantes.
Meio ambiente
A realização de um curso de confecção de “joias de arte” com materiais reciclados ou reutilizáveis, em especial garrafas pet, vai de encontro a uma tendência na moda que defende o consumo responsável, reaproveitando peças e materiais que seriam descartados e transformando-os para o re-uso, aumentando o tempo de vida útil das vestimentas e acessórios.
A problemática do lixo continua sendo um dos desafios mundiais e a artista destaca essa reflexão sobre a nossa responsabilidade com relação a geração e a destinação do lixo. Por isso, o curso visa utilizar a arte para oferecer uma oportunidade de promover um novo olhar sobre o reaproveitamento de materiais, contribuindo para o uso inteligente de embalagens usadas, agregando valor através dos conceitos de Design. A ideia é transformar essa matéria prima que seria jogada no lixo, em colares, brincos e outros acessórios.