Secult realiza III Mostra de Teatro Nilza Maria
18 de setembro de 2021Museu Amazônico lança selo comemorativo pelo seus 30 anos
19 de setembro de 2021A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, na próxima segunda-feira, 20/9, a solenidade de abertura da “15ª Primavera dos Museus”, a partir das 15h, na biblioteca pública municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na esquina da rua Monsenhor Coutinho, Centro.
O evento nacional, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, e durante uma semana serão realizadas programações especiais voltadas para o tema, que nesta edição comemorativa de 15 anos é “Museus: Perdas e Recomeços”.
Na abertura, também acontecerá o lançamento do livro “O Golpe Tenentista de Ribeiro Júnior – O Filme”, do cineasta amazonense Roberto Kahane.
Agendamento
O evento contará com uma programação gratuita em Manaus, organizada pela Manauscult. A edição terá início na próxima segunda-feira, 20/9 e seguirá até o dia 26 de setembro. As inscrições para participar dos eventos podem ser realizadas pelo site manauscult.manaus.am.gov.br.
Protocolos de segurança
Assegurando as medidas sanitárias contra a Covid-19 em mais um evento cultural, a abertura será somente para a imprensa e convidados, as inscrições para as atividades são limitadas, e é obrigatório o uso de máscaras.
Programação
Segunda-feira – 20/9
Na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista ocorrerá a solenidade de abertura da 15ª edição da “Primavera dos Museus”, às 15h. Também será realizado o lançamento do livro “O Golpe Tenentista de Ribeiro Júnior – O Filme”, do cineasta amazonense Roberto Kahane.
O evento será apenas para convidados.
Terça-feira – 21/9
No período da manhã, das 10h às 10h20, será realizada a atividade teatral “A menina do nariz arrebitado”. A peça é baseada na obra de Monteiro Lobato.
Das 10h40 às 11h50, ocorre uma contação de história, com Luzia Pinheiro, e uma exposição de obras de Monteiro Lobato. As vagas para o teatro e a contação de história já esgotaram.
Durante à tarde, das 14h às 17h, será realizada a oficina de cartoon com o professor Crístoffer Melo Ferreira. Para a oficina estão sendo oferecidas 20 vagas.
Todos esses eventos ocorrerão na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na rua Monsenhor Coutinho, Centro.
Quarta-feira – 22/9
O Centro Cultural Óscar Ramos, localizado na rua Bernardo Ramos, 69 e 77, Centro, vai sediar os eventos especiais pela manhã. Das 9h às 11h, Francisco Ricardo Caetano apresenta “Vivência sobre direção de arte e trabalho com Óscar Ramos”.
Das 14h às 16h, Zeudi Souza fala da “Direção no audiovisual e experiência profissional com Óscar”.
Quinta-feira – 23/9
Nesse dia, a programação será virtual e no período da noite, a partir das 19h. O diretor do Museu da Cidade (Muma), Leonardo Novelino, e a diretora do Museu da Cidade de Lisboa, capital de Portugal, Joana Souza Monteiro, participam de um bate-papo sobre o tema “Dois Museus – Dois Rios – Duas Cidades – Uma dinâmica de perdas e recomeços”.
O evento será transmitido pelo Instagram da Manauscult (@manauscult).
Sexta-feira – 24/9
O Museu da Cidade (Muma), na rua Gabriel Salgado, Centro, sediará a programação. Bepi Cirino e Leonardo Novelino se reúnem às 9h, para realizar a palestra “História e Arquitetura do Pavilhão Universal de Manaus”.
Às 14h, ocorrerá a atividade “Uma tarde no Museu”, uma aula teatralizada.
Sábado – 25/9
A palestra “Arqueologia em Manaus – Perdas e Recomeços” vai acontecer às 9h, no Centro de Arqueologia de Manasu (CAM), que fica na avenida 7 de Setembro, 350, Centro.
O evento contará com a palestrante Vanessa Benedeto e o professor e doutor João Paulo Barreto (Tucano), sendo mediada pelo diretor do Museu da Cidade, Leonardo Novelino. As vagas para a atividade já esgotaram.
Domingo -26/9
A atividade “Arte Tumular – História Oralizada”, com Gisella Vieira Braga vai ser realizada no cemitério São João Batista, localizado no boulevard Álvaro Maia, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A programação terá início às 8h30.
— — —
Texto – Divulgação / Manauscult
Fotos – Arquivo / Semcom