Projeto amazonense ganha Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2021
25 de dezembro de 2021Prefeitura prorroga prazo da prestação de contas de projetos da Lei Aldir Blanc
25 de dezembro de 2021No dia 26 de dezembro de 2021 (domingo), às 19:00, a Cia. Mundu Rodá realiza a estreia do documentário “NOSSA CHÔ que celebra seus vinte anos de história. A transmissão será gratuita e realizada no Facebook (www.facebook.com/munduroda) e Youtube (www.youtube.com/munduroda).
O projeto reúne conteúdos artísticos produzidos ao longo de 21 anos de trabalhos e pesquisas junto às comunidades tradicionais de diversas partes do território brasileiro.
São imagens de arquivo do acervo da companhia que foram totalmente digitalizadas através do projeto Mundu Rodá 20 anos: Criação e Pedagogia – Uma História Vivida com as Artes Cênicas Brasileiras contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 47/2020
Após a exibição do documentário “NOSSA CHÔ haverá um bate-papo com Juliana Pardo e Alício Amaral, que são fundadores da Mundu Rodá, e o convidado especial Mestre Inácio Lucindo do Cavalo Marinho Estrela do Oriente de Camutanga (PE), com quem o grupo possui uma estreita ligação criativa e afetiva.
Com vinte anos de estrada, a Cia Mundu Rodá (SP) originou-se do desejo de pensar a cena a partir não da reprodução das formas, mas dos princípios de pensamento das tradições cênicas brasileiras que, historicamente colocadas à margem, ensinaram-nos a pensar a arte de um modo integrado à vida.
Como o próprio nome diz, a Mundu Rodá nasceu da inquietude de experienciar outras visões de mundo, divergentes daquelas que nos são oficialmente impostas.
“Nestes anos de giros pelos Brasis afora, aprendemos com nossos mestres e mestras que o aprendizado e a criação artística não são instâncias isoladas. Ali, as brincadeiras, as festas e os ritos são manifestações estéticas, religiosas, sociais e políticas, porque refletem o modo como a comunidade entende as relações de convivência de seus indivíduos em várias esferas da vida. Do mesmo modo, buscamos este caminho na criação e na pedagogia que desenvolvemos, onde vida e arte ecoam juntas para expressar as possíveis e diferentes visões de mundo”, explicam Juliana Pardo e Alício Amaral.
Ministrando aulas, oficinas, preparações e com nove espetáculos no repertório: Donzela Guerreira (2007); Sambada de Reis (2005); Estrada (2010); Memórias da Rabeca (2017); Show Rabeca Primeira Sonora (2018); Figuras Inesperadas (2018); Vida de Cão, Coração de Herói (2019); Arigós-Bandeira, Espinha-de-Peixe, Cara-de-Gato (2020) e Ecos das Margens (2021), o grupo percorreu muitas veredas Brasil adentro e países como China, Dinamarca, França, Inglaterra, Espanha, República Tcheca, Itália e Portugal.
As ações fazem parte do projeto Mundu Rodá 20 anos: Criação e Pedagogia – Uma História Vivida com as Artes Cênicas Brasileiras contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 47/2020
Mais informações em: www.munduroda.com / Facebook: Mundu Rodá / Instagram: @munduroda
SERVIÇO: Estreia documentário “NOSSA CHÔ
Com Cia. Mundu Rodá
Quando: 26 de dezembro de 2021 (domingo) – Horário: 19:00
Onde assistir: Facebook (www.facebook.com/munduroda), Youtube (www.youtube.com/munduroda)
Classificação Livre – Grátis