Em 2021, rede de proteção da Sejusc atingiu municípios do interior com capacitações e ampliação de serviços
28 de dezembro de 2021Amazonense Marcella Bártholo faz curta temporada de “Brilha La Luna”, em São Paulo
28 de dezembro de 2021Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) até o dia 19 de janeiro de 2022. O ingresso para os aprovados está previsto para março de 2022, segundo o EDITAL INPA/COCAP N° 29/2021.
Na oportunidade, são ofertadas dez vagas regulares e duas vagas suplementares, ou seja, para pessoas autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências. Os interessados devem realizar a inscrição, com envio da documentação solicitada no edital, para o email: selecaoppgcft@gmail.com até a data final.
É necessário ainda, que os candidatos se enquadrem nas diferentes linhas de pesquisa do programa, que consistem em: Ecofisiologia Vegetal; Ecologia Florestal; Inventário e Ordenamento; Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Nativas da Amazônia; Sementes Florestais; Silvicultura Tropical; Solos Tropicais e Mudança Climática da Idade Contemporânea.
A seleção será realizada por meio de provas on-line que serão aplicadas no dia 01 de fevereiro de 2022, sendo a Prova de Conhecimento de Área das 08h30min às 12h30min e a Prova de Suficiência em Língua Inglesa das 15h às 17h. Os candidatos serão informados do link de acesso a partir do dia 28 de janeiro de 2022.
A lista dos candidatos aprovados será divulgada no site da Pós-Graduação do Inpa no dia 16 de fevereiro de 2022. Os aprovados deverão efetuar a entrega de documentos listados no edital, para a matrícula no curso de Mestrado, no período de 22 a 25 de fevereiro de 2022, para o endereço eletrônico selecaoppgcft@gmail.com.
Vale destacar que a concessão de bolsa de estudos pelas agências de fomento dependerá da disponibilidade de cotas, dos critérios da Comissão de Bolsas do PPG-CFT e do atendimento das exigências das normas fixadas por essas agências. Portanto, o ingresso do candidato não lhe garante recebimento automático de bolsa de estudo.