Amazônia Jazz Band interpreta músicas da Banda ‘Roupa Nova’, nesta terça (22) , no Theatro da Paz
21 de fevereiro de 2022Shopping Ponta Negra prepara “Carna Kids”, com muita diversão para as crianças
21 de fevereiro de 2022A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e secretarias que integram a Comissão Especial de Grandes Eventos, lançou, na manhã deste domingo, 20/2, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), na rua Gabriel Salgado, centro histórico, o projeto “Manaus Passo a Paço 2022”, previsto para os dias 2, 3, 4 e 5 de setembro.
O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, conforme a Lei nº 2.526, de 23 de outubro de 2019, será palco de grandes atrações locais, nacionais e internacionais, momento em que consolidará o novo eixo turístico-cultural, planejado pela gestão David Almeida, para o marco zero da cidade, que receberá importantes investimentos, como a construção do Mirante da Ilha de São Vicente; qualificação de agentes turísticos; reordenamento urbano com a requalificação e resgate das fachadas antigas de imóveis centenários, datadas da época em que Manaus viveu o apogeu da “Belle Époque”, durante o Ciclo da Borracha.
Durante o lançamento do projeto, o prefeito David Almeida e membros da Comissão Especial de Grandes Eventos conheceram, in loco, o quadrilátero do circuito cultural, onde serão montados quatro palcos, sendo um para atração local, um para atração nacional, um para internacional e um para atração kids, além dos espaços para as feiras de gastronomia, artesanato sustentável, empreendedorismo e atividades culturais e de lazer.
“Manaus será inserida nas vitrines turísticas do Brasil e do mundo como a ‘Moreninha da Paris dos Trópicos’ com toda sua beleza, sua arquitetura, sua cultura, sua gastronomia, sua gente trabalhadora e acolhedora. Nossa cidade tem potencial para ser desenvolvida em todas as suas matrizes econômicas, e é para isso também que estamos trabalhando. Manaus tem pressa”, pontuou David Almeida.
A Manauscult, com o apoio das secretarias integradas ao projeto, tem a missão, não só de promover o encontro de variadas expressões e linguagens artístico-culturais, nacionais e locais no berço histórico da capital amazonense, como também de promover o aumento do fluxo turístico na cidade de Manaus, setor que sofreu severamente durante a pandemia da Covid-19, impactando diretamente a receita do município.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o Passo a Paço é um grande festival de artes integradas com foco na difusão multicultural e aceleração de negócios turísticos.
“O Passo a Paço 2022 ocupará uma área de 45.400 metros quadrados dentro do Centro Histórico de Manaus com mais de 30 horas de programação e será uma grande oportunidade para posicionar o setor artístico-cultural e turístico da cidade não apenas como grande destino de turistas, como também grande destino para investidores”, esclareceu Oliveira.
A grande novidade desta edição será o lançamento do “Circuito Off”, que consiste na integração de bares e restaurantes ao projeto Manaus Passo a Paço 2022. Um mapeamento vem sendo realizado pela diretoria de Turismo da Manauscult com o objetivo de identificar pontos turísticos e gastronômicos, como opções para conectar o turista à gastronomia contemporânea regional e cultura.
O centro da cidade, bem como o quadrilátero do evento, vem recebendo intervenção do poder público municipal desde o ano passado, com o lançamento do Plano de Crescimento Econômico e Social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida, que conta com investimentos da ordem de mais de R$ 1 bilhão, com geração de 60 mil empregos, direta e indiretamente, na área da Educação, Feiras e Mercados, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Saúde, Urbanização, Turismo e Cultura.
Previsto para março, a Diretoria de Cultura da Manauscult promoverá, através do Programa Municipal de Formação Artístico Cultural (Promfac), as primeiras oficinas de 2022 para a classe artística da cidade, com o objetivo de fortalecer e capacitar artistas, produtores e agentes culturais interessados em compor o projeto Manaus Passo a Paço.
Foto – Ingrid Anne/Manauscult