Governo do AM abre inscrições para concurso público do Detran nesta terça-feira (08/03)
8 de março de 2022Projeto Experiências do Brasil Rural está com inscrições abertas
8 de março de 2022Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoverá de 15 a 20/3, a Semana do Artesanato, no Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, nº 1.300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
Visando beneficiar os artesãos que produzem artigos com características culturais e regionais manauaras, o evento vai ofertar 30 vagas e irá acontecer diariamente no piso Castanheira, ao lado do restaurante Tio Armênio, no horário das 10h às 22h.
Os produtos que serão expostos vão desde artigos pessoais, decoração, escritório, cosméticos, quadros e esculturas, cujos valores variam de R$ 5,00 a R$ 2.500,00.
De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), Sidnei Magalhães, o evento parte da Lei Orgânica, de 11 de janeiro de 2022, aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o objetivo de induzir a cultura empreendedora no intuito de valorizar a categoria.
“Vamos realizar a Semana do Artesanato Manauara pela primeira vez. No dia 19, faremos uma homenagem aos artesãos. A vantagem dessa exposição é que os trabalhadores vão, não só expor, como também comercializar os próprios produtos. Serão 30 artesãos beneficiados durante esses seis dias e isso para eles é uma grande vantagem porque depois que voltamos da pandemia ainda não tínhamos a oportunidade de realizar um trabalho de exposição dessa magnitude com o público desse shopping. Então, é uma oportunidade de divulgar e comercializar os artigos deles. E a parceria com o Manauara Shopping está nos cedendo o espaço para que possamos fazer isso. Este é um evento que valoriza o produto do artesão de Manaus e para divulgar o empreendedorismo na nossa região”, salientou.
Dia do Artesão
O dia 19 de março foi a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar a categoria dos artesãos. Nesse sentido, a origem deve-se à bíblia e à religiosidade. De acordo com a igreja, Jesus Cristo aprendeu com o pai (José) o ofício de marceneiro, que naquela época exigia somente trabalhos manuais e era muito valorizado. Por essa explicação historicamente religiosa, o padroeiro São José foi escolhido como protetor dos artesãos.
Foto – João Viana / Arquivo Semcom