Prefeitura de Manaus finaliza reuniões setoriais preparatórias da Lei Paulo Gustavo com todos os segmentos artísticos
11 de dezembro de 2022Inscrições abertas para curso de Mestrado em Direito Ambiental da UEA
11 de dezembro de 2022Uma festa da literatura amazonense vai agitar o fim de ano, no meio cultural, com a realização pela Prefeitura de Manaus, do primeiro Festival Literário de Manaus (Flim), nos dias 15 e 16/12, no teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube). O evento promete colocar a capital amazonense na rota das festas e festivais literários do país.
A coordenação do evento literário será do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão auxiliar da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos/Manauscult (@manauscult). Dessa forma, o Flim terá mesas temáticas, vivências literárias, palestras com escritores e saraus com recitais e performances artísticas.
Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2020 do instituto Pró-Livro, existem, no Brasil, 100 milhões de leitores. Além disso, em Manaus, chega a 1,2 milhão, equivalente a 62% da população manauara. Isto é, são considerados leitores quem leu, ao menos, um livro nos últimos três meses.
Vão participar do Flim 20 escritores locais e nacionais, como palestrantes e debatedores nos dois dias do evento, com a participação de cinco autores nacionais e regionais ganhadores do prêmio Jabuti. Inegavelmente, o mais importante da literatura nacional. São eles: o crítico José Castello; o dramaturgo Milton Furtado; o ensaísta João Paes Loureiro; romancista Elson Farias, e o romancista e dramaturgo Márcio Souza.
Mesas temáticas, vivências literárias e oficinas
O público de leitores e estudantes vão poder interagir nas mesas temáticas, vivências literárias e oficinas, com os escritores Marcos Frederico Krüger, José Almerindo da Rosa, Zemaria Pinto, Dori Carvalho, Jorge Bandeira, Aldisio Filgueiras, Carlos Guedelha, Cacio Ferreira, Neiza Teixeira, Thiago Roney, Lourdes Louro, Allison Leão e Suzy Freitas. Além das performances lítero-musicais, com poemas e trechos de autores, como Thiago de Mello, Elson Farias e Alcides Werk.
Fotos – Antônio Pereira/Semcom
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre política, sociedade, inovação, tecnologia, economia, empreendedorismo, técnicas e linguagens artísticas.