Vídeo-dicionário sobre termos do teatro é lançado por meio de edital de cultura da Prefeitura de Manaus
23 de dezembro de 2022Estação das Docas terá festa de Réveillon com shows gratuitos
23 de dezembro de 2022Antecedendo as celebrações do Natal, o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) divulga hoje (22/12) uma pesquisa comparativa de preços de produtos utilizados na ceia natalina. O levantamento foi realizado no período de 12 a 21 de dezembro, em nove supermercados da capital, e contempla mais de 60 itens.
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o consumidor que consultar a lista poderá fazer um planejamento das compras para que não haja gastos com itens desnecessários.
“Nossa intenção é ajudar a população e facilitar que nesse momento possam comprar os itens mais baratos em variados estabelecimentos, adaptando a Ceia de Natal à sua realidade financeira”.
Itens
Os itens mais populares nas ceias de Natal e Ano Novo tem preços variados nos sete principais supermercados de Manaus. O peru varia de R$ 27,78 a R$ 42,90 o quilo. O panetone, de R$ 9,90 a R$ 49,90, enquanto o vinho tinto tem preços que vão de R$ 14,30 a R$ 30,09.
A lista de preços da pesquisa está disponível no site do órgão estadual de defesa do consumidor, no endereço www.procon.am.gov.br.
Dicas do Procon-AM para compras
O Procon Amazonas orienta ao consumidor que fique atento aos encartes promocionais, e confirme se o preço publicado no anúncio corresponde ao praticado no estabelecimento. Uma vez que, de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor não pode recusar o cumprimento da oferta.
O órgão recomenda avaliar se um produto típico das ceias não pode ser substituído por outro menos consumido nesse período, o que pode baratear a compra.
O consumidor deve ainda consultar sempre as informações contidas na embalagem, que devem trazer dados importantes, como data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem e fabricante/produtor.
Nas compras de bebidas, alcoólicas ou não, o Instituto orienta o consumidor a verificar se o lacre não está rompido ou mesmo ausente, e se a garrafa ou lata apresenta vazamento ou rachaduras.
“É importante enfatizar que, caso o consumidor se sinta lesado ou precise realizar uma troca ou fazer uma denúncia, ele deve exigir o cupom fiscal nas compras, para que o Procon-AM possa identificar o estabelecimento e autuar”, explica Fraxe.
Denúncias e reclamações
Em caso de problemas, o consumidor poderá registrar reclamação pelo Atendimento Eletrônico do Procon-AM (www.procon.am.gov.br). Além disso, pessoalmente, na sede da autarquia, localizada na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo.
Dúvidas e informações: (92) 3215-4009 e 0800 092 1512, ou e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.
FOTOS: João Pedro/Procon-AM
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.