Bloco do Beleza abre a temporada de Carnaval em Manaus
28 de dezembro de 2022Virada de ano e fogos: o que fazer com seu cão na hora do barulho?
31 de dezembro de 2022O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (União Brasil) dará posse ao governador do Estado do Amazonas Wilson Lima (União Brasil), bem como ao vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), em solenidade que acontece, neste domingo (01), no Teatro Amazonas, a partir das 17 horas.
O rito de posse está previsto na Constituição do Estado do Amazonas. E, dessa forma, Segundo o Art. 50, o governador do Estado e o vice-governador tomarão posse perante Assembleia Legislativa, no dia primeiro de janeiro do ano subsequente ao da eleição, prestando o compromisso de “manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, observar as leis, preservar a cultura e os valores amazônicos e promover o bem geral do povo amazonense”.
A chegada do governador está prevista para as 16h50. Na entrada principal do prédio, o presidente da Aleam recebe o Governador ao lado do vice-governador. Dessa forma, o deputado Roberto Cidade, que os conduzirá a uma sala do Teatro onde aguardarão o inicio da cerimônia.
Será formada a mesa com as autoridades civis, militares e eclesiásticas e a interpretação do Hino Nacional Brasileiro, pela cantora Ketlen Nascimento. Após isso, o presidente Roberto Cidade convida o governador Wilson Lima a prestar seu compromisso legal. O mesmo acontece, em seguida, com o vice-governador Tadeu de Souza.
Sessão solene
A sessão solene prossegue com a leitura dos termos de posse pelo secretário geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Em seguida, assinados pelos empossados, pelo presidente do Legislativo e subscrito pelos deputados. Na última parte da solenidade, o governador profere seu discurso.
Ao término da solenidade de posse, ocorrerá a cerimônia de Aposição da Faixa de Governador, sob a responsabilidade do Cerimonial do Governo do Estado. Após a posse, o governador Wilson Lima concederá entrevista coletiva à imprensa.
Como parte final da programação, ele receberá honras limitares, assim como passará em revista à tropa da Polícia Militar, postada na parte frontal do Teatro Amazonas.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.