Mulheres se tornam protagonistas do extrativismo na Amazônia
9 de fevereiro de 2023Podium da Arena da Amazônia recebe o ‘Bloquinho do Uendel’, neste domingo (12/2)
9 de fevereiro de 2023O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, 07 de fevereiro, é a forma de dar visibilidade aos debates sobre pautas importantes dos povos originários. Em Manaus, foi lançada na última terça-feira (07/02) a a exposição fotográfica “Protagonismo Indígena”, no Museu da Cidade (Muma), localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus (em frente à praça Dom Pedro II), uma parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc),
A exposição “Protagonismo Indígena” no Museu da Cidade ficará em cartaz até 19 de abril, e é composta por 41 quadros com imagens que revelam, destacam e valorizam a riqueza cultural e o dia a dia dos povos indígenas que moram nas áreas urbanas e rurais da cidade de Manaus.
Presente na abertura da exposição, o coordenador executivo-financeiro da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), Ludimar Nunes Kokama, lembrou que Manaus é uma metrópole que abriga 48 povos indígenas, e as lutas são diárias.
“Tivemos algumas conquistas como o reconhecimento da Aldeia da Memória Indígena, e a aprovação do projeto dos centros de saberes tradicionais, com a revitalização de sete línguas maternas, mas continuamos a lutar para que possamos avançar e conquistar dias melhores aos povos indígenas de Manaus”.
O MUMA
Criado pela lei 1.616, pelo então prefeito João de Mendonça Furtado, em 17 de junho de 1982, o Museu da Cidade de Manaus (MUMA) é considerado um dos mais raros prédios de arquitetura neoclássica no Brasil e que já serviu de sede governamental e residência dos presidentes da província.
Pertencente à Prefeitura de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus é administrado pela Manauscult e tem como atual diretor Leonardo Novelino. Também chamado popularmente de Museu do Paço, o local é conhecido por ser palco do festival de artes integradas, o “Passo a Paço”, que em 2022 virou o #soumanauspassoapaço, um evento de muito sucesso.
Fotos: Antonio Pereira/Semcom
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre política, sociedade, tecnologia, inovação, educação, linguagens e técnicas artísticas.