Sesc AM está com inscrições abertas para o 43o Festival de Calouros
17 de fevereiro de 2023Plástico: repense, recuse e reduza!
18 de fevereiro de 2023A Prefeitura de Manaus tem buscado, na gestão do prefeito David Almeida, ampliar ocupações de áreas com métodos de reabilitação e regeneração urbanas. E um destes projetos está sendo desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para atender a comunidade do Parque São Pedro, no Tarumã, zona Oeste, com uma intervenção às margens da lagoa natural na região, com uma área de cerca de 38 mil metros quadrados. O local é conhecido como “Piscinão de Ramos” e lagoa Parque São Pedro.
Importante para a retenção de águas pluviais e com boa conservação ambiental, a lagoa, no entanto, sofre com a pressão urbana e deterioração do entorno, estando o espaço sem uso definido.
O projeto busca métodos flexíveis e que permitam o uso pelos residentes da comunidade, voltado ao lazer e contemplação, ampliando o contato com a natureza e contando com estruturas de esporte, convivência e sociabilidade, além de promoção ao turismo.
“Trata-se de uma área com potencial muito bonito visualmente e que tem um nível de conservação bom. O prefeito David Almeida assumiu o compromisso de ampliar espaços públicos de qualidade e estamos desenvolvendo um parque que vai resgatar o visual e abrir a imagem da lagoa para a comunidade, moradores e visitantes”, explicou o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.
Um dos pontos altos do projeto é um deque a ser instalado no meio da lagoa, que vai permitir a produção de imagens belíssimas no ambiente natural, com proteção da chuva e do sol, com suporte de uma lona tensionada.
“Vamos resgatar a área, que vai ganhar uma quadra poliesportiva coberta com palco. A intervenção prevê um campo de futebol society, pista de caminhada, ciclovia, dois deques com quiosques de gastronomia e arborização. Será uma área de convivência muito importante para as zonas Norte e Oeste, aumentando a qualidade de vida dos moradores e a autoestima da cidade”, completou Valente.
Para ele, cada proposta similar que reabilita espaços na capital oferece beleza, retorno social, cultural, ambiental, econômico e turístico à população.
Também estão previstos playground para atender ao público infantil e um pequeno anfiteatro, que ainda poderá ser usado para a prática de zumba. O novo destino revitalizado ao ar livre vai promover a contemplação da borda e suas margens, um local ideal para oferecer qualidade de vida aos moradores e ao entorno.
A Prefeitura de Manaus trabalha em projetos como este que podem ser replicados, mesmo em áreas reduzidas, levando benefícios e melhorias à população.
Artes – Divulgação / Implurb
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.