Projeto da Fiocruz Amazônia leva exposição ao Espaço Ecam do Manauara Shopping
16 de março de 2023Oficina gastronômica e outras atividades celebram o Dia da Síndrome de Down, em Manaus
18 de março de 2023O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), está levando para os municípios do interior o curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Federais. Em Rio Preto da Eva, (distante 57 km de Manaus), 98 alunos participam do curso, que teve início na quarta-feira (15/03) e vai até a sexta-feira (17/03), no auditório do Comando da Guarda Municipal (Rua Gov. José Lindoso, n° 8, Centro).
A captação de recursos federais tem sido apontada por especialistas econômicos como mais uma alternativa financeira para a implementação de políticas públicas, mas para pleitear os recursos disponíveis, é necessário saber elaborar um bom projeto.
O evento faz parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional da Ciama, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), e é voltado prioritariamente para servidores públicos municipais e estaduais, mas também é aberto para empresários, representantes de associações, cooperativas e organizações da sociedade civil.
Segundo o professor Ulysses Bezerra, especialista em captação de recursos, é importante a disseminação de uma cultura da metodologia de projetos no âmbito do serviço público.
“Através desse curso, mostramos ao participante como é possível ampliar as possibilidades de captação de recursos federais e de ressignificar a utilização e o domínio da plataforma utilizada pelo Governo Federal, visando aprimorar as execuções orçamentárias do Estado em todas as modalidades de transferências da União”, explicou.
Na tarde desta quinta-feira (16/03), foram apontadas as facilidades e movimentações financeiras por OBTV, a pesquisa de programas disponíveis, outras funções de acesso livre da Plataforma do Governo Federal e a verificação de propostas e convênios.
A professora Maria Vicentina, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), destacou que o curso será de grande importância para a instituição em que ela trabalha.
“O curso veio fazer com que a gente entendesse a importância do projeto. Às vezes ficávamos sem saber como e para onde ir. Este curso abriu mais o nosso entendimento de como buscar, como fazer realmente o projeto. Então, é de grande importância, não somente para as instituições, como também para os profissionais que trabalham na prefeitura. Pra mim está sendo de grande importância”, destacou.
O secretário de Produção Rural de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo, que também está participando do curso, frisou que é gratificante ver as pessoas participarem de capacitações.
“Nós teremos acesso a ferramentas, que vão permitir entender como funciona a plataforma e o sistema para acessar os recursos federais, que podem ser aplicados não somente nas nossas atividades, mas na sua secretaria, na sua empresa, no seu dia a dia, na associação, na comunidade, na sua vida”, destacou durante a abertura do curso.
No último dia do curso, 17 de março, os participantes terão conhecimento sobre as tendências para o futuro da Plataforma Transferegov, as Transferências Especiais, Transferências de Fundo a Fundo e Portarias Interministeriais e Instruções Normativas.
FOTOS: Chicão Produções/Prefeitura de Rio Preto da Eva
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.