Pelos rios e igapós, capitã revela o amor pela navegação turística
23 de março de 2023Programa Ciência na Escola do Governo do Amazonas tem número recorde de inscrições
24 de março de 2023O cantor David Assayag participou na manhã desta terça-feira (21/03) da cessão de tempo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde apresentou o projeto do “1º documentário – acervo Cultural sobre o Registro do ritmo do boi-bumbá e dos artistas que se destacaram no segmento”.
David Assayag é um dos ícones do Festival Folclórico de Parintins e pela primeira vez em mais de 30 anos de carreira não estará defendendo o item levantador de toadas na arena do bumbódromo. Ele é cantor do boi-bumbá Garantido.
A deputada estadual Mayra Dias (Avante) é fã da voz da Amazônia.
“Eu cresci ouvindo David e sempre me emocionei com sua voz e com as poesias que canta”, disse ela. A parlamentar aproveitou a presença de David Assayag, no parlamento, para sugerir aos bumbás e ao governo do estado do Amazonas que o artista faça shows durante os intervalos ou em momentos determinados durante o Festival de Parintins na arena do bumbódromo.
“O David Assayag, sem dúvida, é o ícone do Festival de Parintins. Quero dar uma sugestão ao governo do estado, aos dois bois para que o David faça um show, seja no intervalo, ou em algum momento durante as três noites da festa para que as torcidas possam ouvir esse grande ícone. Eu acredito que ele não pode ficar de fora do Festival”, assegurou.
David Assayag
David iniciou sua carreira cantando no Boi Caprichoso nos anos 1980. Foi um dos fundadores da Banda Canto da Mata. Em 1995, David Assayag torna-se o levantador oficial de toadas do Boi Garantido, onde permaneceu durante quinze anos. Em 1996 colaborou com Fafá de Belém na faixa “Vermelho” que foi um grande sucesso no Brasil e em Portugal.
No Boi Garantido, David teve o espaço que sempre quis para mostrar o seu talento, ganhou fama e tornou-se valorizado e foi reconhecido como a melhor voz do Amazonas. Em 2009, foi contratado pelo Boi Caprichoso retornando às origens, o que obviamente foi bastante polêmico e repercutiu intensamente na mídia amazonense.
Em 2012 foi homenageado pela Unidos do Alvorada, do carnaval de Manaus e estava como um dos homenageados do enredo da Grande Rio, sobre a superação.
Foto: Tadeu Rocha
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre economia, empreendedorismo, sociedade, educação, inovação tecnologia, política, técnicas e linguagens artísticas.