Dicas: Três destinos para aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes no entorno de Manaus
16 de abril de 2023Pátio Gourmet comemora “Malbec Day”, com aula especial sobre harmonização de vinhos produzidos com esse tipo de uva
16 de abril de 2023Em celebração ao mês de homenagens aos indígenas, o Centro Cultural Povos da Amazônia, na avenida Silves, Crespo, recebe a Feira de Artesanato Indígena até o dia 19 de abril. Os produtos expostos para venda são confeccionados por artesãos do Centro Empreendedor Indígena Yandé Muraki, projeto idealizado pela Fundação Estadual do Índio (Fei). O espaço tem entrada gratuita e segue em funcionamento de terça-feira a sábado, das 9h às 15h.
A iniciativa é do Governo do Estado e coordenada pela federação em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“É muito importante valorizar os povos originários, não apenas no dia 19 de abril, quando se celebra o Dia dos Povos Indígenas, mas sim com ações e iniciativas que perdurem nos centros culturais, facilitando o acesso do público, estreitando esse contato e gerando visibilidade à arte e a cultura indígena”, disse o secretário da pasta de Cultura, Marcos Apolo Muniz.
A artesã Claudiane Santos e Silva, 32, pertence à etnia Baniwa e integra o grupo de expositores da feira com luminárias, cestarias, balaios e urutu com a técnica de traçado de fibra de Arumã.
“Nós preparamos tudo com o material em mãos já no período de uma semana, sem o material levamos um mês, a gente fica feliz com o espaço e com a expectativa de vender pelo menos 50% da nossa produção”, afirma a artesã.
Para o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, a feira no Centro Cultural dos Povos da Amazônia tem um contexto mais significativo, pois é o lar de todos os povos originários no Estado.
“Esse é o lugar que podemos exaltar o trabalho e a obra dos parentes indígenas. Neste mês que celebramos a cultura de todas as etnias é importante que eles consigam ganhar uma renda e garantir seu sustento por meio da sua arte”, finaliza Sinésio.
Fundação Estadual do Índio – FEI
Sua finalidade é formular, coordenar e executar as políticas públicas indigenistas de etnodesenvolvimento sustentável e a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas.
A FEI executa alguns projetos como o Centro do Empreendedor Indígena Yandê Muraki, onde vários empreendedores indígenas possuem seu stand para a fabricação e comercialização de produtos artesanais. Um outro projeto da fundação é a participação no Festival Folclórico de Parintins (distante 372 quilômetros de Manaus), através da Feira de Artesanato e Produtos indígenas naquele município.
Fotos: Divulgação
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.