Maurício Manieri anuncia apresentação da turnê “Classics” em Manaus
19 de abril de 2023Edital de chamamento para participação de artesãos em feiras nacionais em Olinda e Fortaleza
19 de abril de 2023A empresa Bio Brasil, que faz parte do Grupo Bringel, apresentou na última segunda-feira (17), o primeiro equipamento automatizado capaz de detectar parasitas intestinais em humanos. O anúncio foi feito durante o XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, que está sendo realizado na cidade de Aracajú (SE).
O método, é o primeiro sistema automatizado do mundo para esta finalidade e foi desenvolvido inteiramente no Brasil, por meio da parceria entre a Bio Brasil e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ao longo de 15 anos de pesquisa.
Durante o workshop promovido pelo diretor de Produtos da Bio Brasil, Fábio Freitas, no congresso, foi destacada a rapidez dos diagnósticos em comparação com o atual modelo de exames, no qual a análise é concluída entre 2 a 12 horas.
Com o diagnóstico automatizado, o resultado está pronto em apenas 5 minutos para ser entregue ao paciente.
“Além da economia de recursos e da celeridade nos resultados que permitem o atendimento e o diagnóstico de um número maior de pessoas, com o exame automatizado os resultados são mais confiáveis e o novo modelo é mais higiênico tanto para o paciente na coleta, quanto para os profissionais do laboratório”, acrescentou Freitas.
Redução de custos
No modelo atual, o paciente tem que recolher a mostra (fezes) e guardá-las na geladeira até levar ao laboratório, onde será manuseado por muitas pessoas e analisado por um especialista no microscópio.
Com o novo sistema de exames, o material é recolhido e guardado em um frasco com líquido conservante que retira o mau cheio e que pode ser armazenado na geladeira por até 30 dias. No laboratório, a mostra é examinada por um equipamento de imagens, que em minutos apresenta o resultado final da análise.
“É um motivo de orgulho para a empresa e para todo o Brasil este sistema pioneiro no mundo porque também irá reduzir custos, ampliar a eficiência dos tratamentos para os pacientes e tornar mais fácil o acesso aos exames e a implantação de políticas públicas voltadas para o combate de parasitas em todo o País”, afirmou o empresário amazonense Sérgio Bringel, CEO do Grupo Bringel.
O diagnóstico automatizado já está disponível em duas das principais redes de laboratórios brasileiros: a Dasa, que possui unidade em todas as regiões, e o Afip, de São Paulo. A previsão é que ainda este ano o novo sistema de exames esteja disponível para a população na cidade de Manaus.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.