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12 de maio de 2023No Brasil, mesmo a escolarização sendo obrigatória somente a partir dos 4 anos, aproximadamente 30% das crianças, antes dessa faixa etária, já estão em creches e escolinhas, conforme aponta a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), publicada em de 2019. Além da necessidade de muitos pais, por questões de trabalho e/ou financeiras, há também o interesse em estimular o desenvolvimento infantil. Para os especialistas, a preparação dos bebês e da família é fundamental para essa etapa que pode refletir por toda a vida estudantil.
Antes dos 4 anos, a proposta escolar está relacionada ao desenvolvimento das atividades cognitivas, motoras, sociais e emocionais das crianças. De acordo com pesquisas recentes, bebês que recebem estímulos desde cedo, como brincadeiras e interações sociais, têm mais chances de apresentar um desempenho escolar satisfatório ao longo da vida. Além disso, essas atividades podem contribuir para a formação de habilidades como a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e a empatia.
“A socialização na primeira infância é fundamental para a formação de laços afetivos, o desenvolvimento da empatia, do respeito e da tolerância, além de ajudar as crianças a desenvolver habilidades de comunicação e a lidar com situações de conflito”, explica a psicóloga Nathalie Claro.
Por outro lado, é importante que estas vivências sociais sejam gradativas e respeitosas, permitindo que a criança, a seu tempo, sinta-se mais segura longe do ambiente familiar. Um estudo do Instituto Nacional de Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos aponta três elementos essenciais: a socialização, ou seja, iniciar um convívio com outros bebês e adultos que não são da família, experimentar outros lugares, especialmente que tenham brincadeiras que envolvam cores, formas e sons, leitura de histórias, músicas e cantigas de roda, e, principalmente, respeitar o ritmo da criança de forma individual.
Em Manaus, programa para bebês prepara para uma rotina escolar futura
Em Manaus, o Espaço Cultural Infante possui dois programas de maior permanência no local, para ajudar na adaptação escolar. A proposta dos programas é uma carga horária diária de 4 horas e uma frequência de cinco dias na semana. Profissionais especializados em Pedagogia, Enfermagem, Educação Física, Música, Artes, fazem parte da rotina, com atividades lúdicas e voltadas ao desenvolvimento infantil.
Antes do bebê ir para escola. Essa é a tradução livre do inglês para Baby Before School, que é o nome do Programa BBS, dedicado a bebês de 1 a 2 anos. Em uma turma reduzida de participantes, a proposta é um ambiente de socialização com incentivo ao desenvolvimento infantil através da Arte, Música e Movimento, com o intuito de oportunizar uma rotina de vivências que preparam o bebê para uma experiência escolar futura. A presença da família deve ser constante ao início do programa e, gradativamente, torna-se opcional. Esse é um diferencial da proposta. Caso a família prefira manter a presença de um adulto acompanhante no Espaço, é possível essa permanência pelo tempo desejado, não havendo portanto, uma adaptação do bebê ao Espaço com prazos estipulados.
Há também um programa idealizado especialmente para a faixa etária de 2 a 3 anos. O programa Pré-Kids é o formato ideal para as famílias que desejam manter a estimulação socioemocional das crianças, postergando a entrada na escola tradicional antes da idade obrigatória (4 anos).
As crianças participarão de atividades lúdicas diárias de Psicomotricidade, com foco em coordenação motora e conteúdos alinhados à idade delas, para aproximar gradativamente à realidade na futura escola.
“Duas vezes na semana ocorre aula de inglês, em parceria com a rede Cultura Inglesa, além de oficinas criativas envolvendo Arte, Música e Movimento, em grupo de socialização de até 10 crianças por turma”, explica Ítalo Almeida, coordenador do local. “Em ambos programas , tudo é planejado a partir de conteúdos culturais, com brincadeiras, música, atividades que desenvolvam a criatividade, interação, movimento, enfim, o que for necessário para a criança se sentir segura em novos ambientes”, explica.
Assim como no programa BBS, no programa Pré-Kids, o processo de vinculação ao Espaço e à equipe também é gradativo e personalizado. É opcional a presença do responsável nas atividades. Quando a família, junto ao Espaço, consideram ser possível que o bebê realize as atividades somente com a equipe de profissionais, pode ser adotado este formato de participação em qualquer momento do ano.
“Neste momento de total parceria, é muito importante que o bebê perceba o bom relacionamento de sua família com o espaço, que observe que sua família interage com a equipe e incentiva a sua interação com os profissionais”, explicam Nathalie Claro e Ítalo Almeida.
As inscrições nos programas BBS e Pré-Kids ocorrem mediante visita agendada ao Espaço e disponibilidade de vagas. As atividades ocorrem entre os meses de Janeiro e Novembro, durante o horário da manhã. Pela tarde, o Espaço propõe outras atividades para bebês, através do programa Baby Infante, com atividades de menor duração. Mais informações pelo (92) 98456-3035 e @infantecultura.
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