Arena Planeta Boi: Batucada e Marujada vão ditar o ritmo da festa
15 de maio de 2023Joelma: fenômeno paraense faz show no Sambódromo e recebe título de cidadã do Amazonas
15 de maio de 2023A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, de 15 a 19/5, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, com programações gratuitas nos espaços culturais administrados pela fundação.
A edição deste ano traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Para o diretor-presidente da Manauscult (@manauscult), Osvaldo Cardoso, a Semana Nacional de Museus é uma forma de valorização dos espaços culturais.
“É de extrema importância realizarmos mais uma Semana de Museus, a última foi um sucesso, e pretendemos atrair mais pessoas para a edição de 2023. Essa é uma forma de valorizar nossos espaços culturais, com programações pensadas especialmente para o nosso público, além de, como capital da Amazônia, celebrarmos a sustentabilidade”, ressaltou Cardoso.
O diretor-presidente salientou que o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” é um meio de lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.
Segundo o diretor de Políticas Culturais da Manauscult, Wallace Almeida, os museus vão muito além de apreciar os acervos em suas instalações.
“Em mais uma edição da Semana Nacional de Museus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, vai promover palestras, rodas de conversas e oficinas, que irão abordar temas muito importantes para nossa sociedade. Falar em museus, não é só se limitar a apreciar acervos em instalações estáticas, mas sim, aproveitar o que há de melhor da cultura, dos saberes e das histórias do seu povo”, disse Wallace.
As atividades terão início na próxima segunda-feira, 15/5, às 9h, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, centro histórico, com a palestra “Sustentabilidade e Bem-estar”, ministrada pela psicóloga e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alessandra Pereira.
A oficina de Introdução à Arqueologia “Pequenos Arqueólogos”, será realizada na quinta-feira, 18/5, no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, nº 350, no centro histórico, para as crianças. As vagas são destinadas aos alunos do ensino fundamental de Manaus.
Ao longo da semana, a população poderá participar gratuitamente de atividades, como: rodas de conversas, palestras, oficinas e visita mediada. As atividades acontecem no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no Centro Cultural Óscar Ramos (Ccor), Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), biblioteca municipal João Bosco Pantoja e largo de São Vicente (Praça Dom Pedro II).
Programação:
15/5 – Segunda-feira – Palestra “Sustentabilidade e Bem-estar”| Ministrada por Alessandra Pereira, psicóloga e professora da Ufam
9h às 11h – Roda de conversa sobre saúde mental, rotina, fazer artístico e superação| Com jovens artistas de dança e teatro
15h30 – Apresentação de dança e teatro| Projeto Plano Perfeito
17h – Local – Museu da Cidade de Manaus (Muma), rua Gabriel Salgado, centro histórico| Aberto ao público
16/5 – Terça-feira – Oficina “Artesanato e reciclagem é uma ideia que cabe em nosso planeta”| Artesã Joyce Ribeiro
9h às 12h – Visita mediada| Entorno do largo de São Vicente (Praça Dom Pedro II)
14h- Palestra “A contribuição dos Museus no processo de ensino e aprendizagem”| Ministrada por Elizângela Mota, coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
16h- Local – Centro Cultural Óscar Ramos (CCOR), rua Bernardo Ramos, casas 69 e 77, centro histórico| Aberto ao público
17/5 – Quarta-feira- Palestra “Preservação da História, do conhecimento dos costumes do Quilombo do Barranco de São Benedito – A saúde da comunidade por meio da sua culinária e suas crenças”| Com Cassius da Silva Fonseca – Líder Quilombola e presidente da Associação do Movimento Orgulho Negro do Estado do Amazonas (Amonam)
9h às 11h – Local – Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja, rua Monsenhor Coutinho, nº 529, Centro| Aberto ao público
18/5 Quinta-feira – Oficina Introdução à Arqueologia para crianças “Pequenos Arqueólogos”| Arqueóloga Vanessa Benedito
8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30- Evento apenas para convidados| Local – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), avenida 7 de Setembro, nº 384, Centro
19/5 – Sexta-feira – Oficina de Fotografia Básica| Fotógrafo Márcio Benchimol
13h30 às 16h30 – Aberto ao público| Local – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), avenida 7 de Setembro, nº 384, Centro
Foto – Divulgação / Manauscult
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.