56º Festival Folclórico de Parintins terá ações integradas do Governo do Amazonas
1 de junho de 2023Boi Garantido supera Olodum e Quinteto Violado e leva o Prêmio da Música Brasileira
1 de junho de 2023A Diretoria do Boi Garantido por meio da diretoria financeira, cumpriu o compromisso firmado e honrou o pagamento de todos os itens oficiais, artistas de ponta e Comissão de Artes em uma única parcela referente ao contrato total para a temporada do Festival Folclórico de Parintins em 2023. Dessa forma, no total foram nove itens, treze artistas de ponta e os cinco membros da CA.
Para a 1° diretora financeira, Ana Miranda, a responsabilidade social do Garantido passa pelo planejamento financeiro.
“Nós honramos nosso compromisso. O dinheiro que nós recebemos da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, nós pagamos todos os nossos itens oficiais, todos nossos artistas de ponta de alegoria e a Comissão de Artes. Então, os contratos de 2023 dos nossos itens oficiais, de nossos artistas de ponta e Comissão de Artes estão quitados integralmente, graças a Deus”, ressaltou Ana Miranda.
Para o diretor administrativo, Adson Silveira (@adsonsilveiraburetama), o pagamento em uma única parcela faz parte da política de valorização da mão de obra do bumbá.
“Esse era um dos pontos mais criticados pela galera e nós precisávamos modificar. Os artistas e trabalhadores sempre confiaram no boi e hoje nós estamos com total confianca neles. Fizemos o planejamento este ano para pagar em uma única parcela, cem por cento. Agora, é esperar que o resultado venha na arena”, afirmou o diretor.
Os itens são: Adriano Paketá (pajé), Denildo Piçanã (tripa do boi), Edilene Tavares (rainha do folclore), Isabelle Nogueira (cunha-poranga) e Israel Paulain (apresentador). Também, João Paulo Faria (amo do boi), Lívia Christina (porta estandarte), Márcia Siqueira (levantadora de toada) e Sebastião Júnior (levantador de toadas).
Os artistas de ponta são: Cledson Lira (Brás Lira), Emerson Brasil, Francinaldo Guerreiro (Baixinho), Glemberg Castro, Jakson de Souza (Pingo), João Ferdinando (Carivardo), Juciê de Souza, Ozeas Bentes, Neto Barbosa, Sebastião Cardoso (Sabazinho), Tárcio Vieira/ Marcel Vieira e Vandir Santos.
Comissão de Artes: Allan Rodrigues, Enéas Dias, Pablo de Souza, Adan Renê e Djane Senna.
GARANTIDO POR TODA VIDA!
O tema de 2023 é uma declaração de amor! Isto é, uma afirmação da identidade do povo da Baixa do São José. Além disso, é a celebração de um sentimento que nos completa e nos arrebata. Enfim, vamos à luta com ritmo, dança e encantamento. Vamos na garra da nossa galera campeã!
Inegavelmente, inspirados nas maravilhas de Jair Mendes, na genialidade de Paulinho Faria, na poesia de Emerson Maia e em tantos outros que se tornaram muito mais que substantivos. São verbos! Adjetivos! Formas de ser! São eternos!
Mestre Lindolfo viveu pelo propósito de levar alegria às pessoas e encantamento ao mundo com seu “Brinquedo de São João”. Em 2023, o seu legado conclama cada um de nós perrechés a também sermos “Garantido por toda vida!”.
Foto: Daniel Brandão
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre sociedade, política, educação, turismo, inovação, tecnologia, técnicas e linguagens artísticas.