Parintins 2023: Acessórios valorizam a cultura, os artesãos e a economia local para o Festival Folclórico
16 de junho de 2023Cantor PA Chaves agita aulão de dança gratuito em homenagem ao Festival de Parintins, nesta terça-feira (20)
17 de junho de 2023A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) preparou um roteiro completo, cheio de dicas preciosas para conhecer Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A cidade localizada no coração da Amazônia é famosa por seu Festival Folclórico e atrai visitantes do mundo inteiro para ver os bumbás Caprichoso e Garantido.
O Governo do Amazonas promove o 56º Festival Folclórico de Parintins nos dias 30 de junho e 1° e 2 de julho, no Bumbódromo do município. Certamente, você pode seguir algumas dicas que a Amazonastur (www.amazonastur.am.gov.br) preparou para quem estiver na ilha da magia.
Culinária
A primeira parada desse roteiro inicia pelo café da manhã, com visita ao Mercado Municipal Leopoldo Neves. Inegavelmente, o local é imperdível, localizado às margens do rio Amazonas. Além disso, o local foi inaugurado em 1937 e tem uma arquitetura portuguesa peculiar.
Entre as opções de comida regional, o destaque fica com o famoso x-caboquinho, um delicioso sanduíche que conta com camadas de tucumã, queijo coalho e pão francês. Além disso, a praça de alimentação do mercado conta com um pequeno palco, onde artistas locais se apresentam, cantando toadas de boi e outros estilos musicais.
Fotos e passeio de triciclo
Após o café da manhã, chega a hora de explorar mais Parintins. Dessa forma, o visitante pode tirar fotos no letreiro da cidade, no porto ou no mercado de artesanatos, que são locais famosos durante o festival. Em seguida, embarcar em um dos tradicionais triciclos da cidade para passear e conhecer a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, que é um dos principais pontos turísticos de Parintins, um marco religioso. Certamente, sua arquitetura imponente e belos vitrais encantam os olhos de quem a visita.
Pôr do sol e banho de rio- ótimas dicas
Após algumas explorações, nada melhor do que se refrescar nas águas do rio Amazonas. Principalmente, o Cantagalo, um local de banho de rio muito popular em Parintins, ainda assim, é uma ótima dica para almoçar à beira do rio e desfrutar de pratos típicos da região.
No final da tarde, não perca a oportunidade de contemplar um belíssimo pôr do sol na Praça Digital, também conhecida como Praça do Cristo Redentor. Com vista panorâmica para o rio, o local oferece um espetáculo perfeito para contemplar o show que é o pôr do sol do Amazonas, decerto, aproveitar para tirar belíssimas fotos e registrar o que esse momento único oferece.
Bois de Parintins
Para finalizar o dia em Parintins com chave de ouro, vamos de dicas: a escolha e um dos currais disponíveis para curtir um ensaio dos bois. Primeiramente, o ensaio é uma prévia do Festival Folclórico. E proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer, mais de perto, a magia e a emoção das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
Serviços
Mercado Municipal Leopoldo Neves- Rua Benjamin da Silva – Centro. Funcionamento: Todos os dias, das 5h às 22h.
Porto de Parintins – Rua Vieira Júnior, 51-89 – Centro. Funcionamento: Segunda-feira a Sábado, das 8h às 18h.
Letreiro “Eu Amo Parintins” – Rua Rui Barbosa, 1904 – Centro. Funcionamento: Todos os dias.
Central de Artesanato Soarte – Centro. Funcionamento: Segunda a Sábado, das 9h às 17h.
Catedral Nossa Senhora do Carmo – Av. Amazonas – Centro. Funcionamento: A igreja abre todos os dias para missas.
Praça Digital – Rua Caetano Prestes, 1 – Centro. Funcionamento: Todos os dias.
Balneário Cantagalo – Comunidade do Aninga, zona rural de Parintins. Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 22h.
Curral Zeca Xibelão – Caprichoso – Rua Gomes de Castro, 685 – Centro. Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 19h.
Cidade Garantido – Estrada Odovaldo Novo, 4015 – São José. Funcionamento: Segunda-feira a Sábado, das 8 às 00h.
Aplicativo dos triciclos – Parintins. Disponível em Android e IOS (Parintins Leva e Traz). Contato: (092) 98487-2470
FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.