Cerca de 600 pessoas assistiram ao emocionante show ‘O Rugido’ no último domingo (18), no Teatro Amazonas
20 de junho de 2023Sesc Roraima abre inscrições para cursos de instrumento de cordas, regência e prática coral
20 de junho de 2023“O Morro do Bode Selvagem” é o espetáculo do Grupo Jurubebas de Teatro que conta a história de quatro imigrantes, num fictício mundo pós-guerra, que estão à procura de refúgio numa espécie de Terra Prometida. A metáfora sobre a busca pela felicidade plena é também uma forte crítica social apresentada durante o trabalho, que estreou no último dia 1 de junho.
A estreia contou com presença da classe teatral e do público em geral que lotou o Teatro Gebes Medeiros. Certamente, após a repercussão positiva, o grupo começará a temporada do espetáculo no Buia Teatro (Rua Dona Libânia, 300, Centro) no período de 20 a 22 de junho e de 27 a 29 de junho (às terças, quartas e quintas). Além disso, os ingressos estão à venda na bilheteria do local.
Com direção de Felipe Maya Jatobá, o espetáculo traz um intenso trabalho físico na construção dos personagens. A peça transporta o público para um mundo onde os sonhos dos imigrantes passam a ser compartilhados diretamente com o espectador.
“Trazemos para o centro da discussão da peça a situação dos imigrantes refugiados que estão ao nosso redor. O mais impactante é fazer uma temporada dessa obra na semana seguinte à morte de 59 pessoas tentando fazer a travessia. Nosso espetáculo fala diretamente sobre essas pessoas”, diz Felipe, se referindo ao caso noticiado do naufrágio de barco com refugiados e imigrantes na Grécia no último dia 15.
A peça se inspirou em famosas pinturas do período renascentista para a construção de cenas, com releituras contemporâneas de cores e texturas e tem como base uma série de entrevistas realizadas pelo grupo com imigrantes vindos dos países da Síria, Venezuela e Haiti, que contribuíram para a narrativa da peça. Inegavelmente, “O Morro do Bode Selvagem” propõe uma experiência teatral diferenciada e esta produção promete envolver e emocionar o público.
Sobre o grupo
Fundado em 16 de dezembro de 2016, o Grupo Jurubebas de Teatro nasceu do desejo de compartilhar vivências e experimentar o fazer teatral. Além disso, tem como motriz de sua existência as relações humanas em sociedade. Atualmente são mais de 10 espetáculos em seu repertório e um alcance de mais de 8 mil pessoas os últimos 6 anos. As peças do grupo abordam temas sociais, inclusão e o teatro como experiência, além de promover a formação de novos artistas e produtores culturais com seus cursos e oficinas. “O Morro do Bode Selvagem” é o projeto que encerra as atividades em comemoração aos 6 anos do grupo.
A direção
Dividido entre as diversas funções, é na direção que Felipe Maya Jatobá se encontra nesse novo projeto – ele também assina a dramaturgia do espetáculo. Após experiências recentes em festivais nacionais, Felipe volta às escritas de ficção e direção de espetáculos adultos.
’O Morro do Bode Selvagem’ talvez seja o meu trabalho mais desafiador, pois me permitiu experimentar novas dinâmicas de processos criativos, com isso, novas dificuldades e novas soluções também”, afirma o diretor.
Felipe é co-autor do livro “Amazonas Dramaturgia Volume 2” junto de Taciano Soares e Aiub Serrão, lançado pela Editora Diversa. Além disso, o autor venceu o prêmio de Melhor Diretor no XVI Festival de Teatro da Amazônia e Melhor Ator no XV Festival de Teatro de Governador Valadares (MG).
Para mais informações e compra de ingressos, entre em contato pelo telefone (92) 98430-2531 ou pelas redes sociais @grupojurubebas.
Serviço
O quê: Temporada de “O Morro do Bode Selvagem”
Quando: 20 a 22 e 27 a 29 de junho (terças, quartas e quintas)
Horário: Sempre às 19h
Onde: Buia Teatro, Rua Dona Libânia, 300 – Centro (em frente ao Local Hostel, próximo ao Largo de São Sebastião)
Quanto: R$ 20 (meia entrada)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.