Sustentabilidade: Bois de Parintins firmam compromisso para reciclar isopor das alegorias
28 de junho de 2023Turistódromo apresenta opções para os visitantes do 56º Festival de Parintins
28 de junho de 2023A estudante do curso de Design de Moda da Faculdade Santa Teresa (FST), Jerusa Flores, foi um dos destaques do desfile Amazon Poranga Fashion. Certamente, evento que busca fomentar o empreendedorismo cultural, através da arte e da moda na Amazônia.
Ao lado de estilistas da região, Jerusa Flores apresentou uma minicoleção com seis modelos, todos inspirados em elementos da cultura indígena marajoara, como a cerâmica e a arquitetura. A coleção, diz ela, trouxe peças de moda festa com detalhes no grafismo e cores características do povo marajoara.
“A ideia foi mostrar ao público que a nossa cultura pode estar presente no dia a dia, inclusive nas roupas de festa”, ressaltou.
Segundo Jerusa, a experiência de todo o desenvolvimento das peças, desde o desenho, à modelagem e confecção, foi única.
“Poder ver as minhas criações na passarela, e ao lado de estilistas com experiência no mercado da moda, foi muito especial. Vivenciar toda a expectativa e retorno do público também foi algo incrível”, destacou.
Estudante do 2° período do curso de Design de Moda, Jerusa sempre gostou da área e trabalhou com a confecção de roupas, de vestidos de noiva a jalecos.
“Fiz vários cursos, cheguei a iniciar a faculdade e não dei continuidade. Quando surgiu o curso de Design de Moda da Santa Teresa eu resolvi voltar a estudar, principalmente para adquirir conhecimento técnico e tem sido muito gratificante todo o aprendizado adquirido”, observou.
Produção
Para o coordenador do curso de Design de Moda da FST, Cidarta Gautama, inegavelmente, o objetivo é possibilitar que os alunos tenham, desde o primeiro período, contato prático com o segmento.
“Além do Amazon Poranga, nossos alunos já participaram da produção de eventos importantes, como o São Paulo Fashion Week. Isso engrandece o currículo e amplia o olhar dos estudantes para as inúmeras oportunidades que a profissão permite”, destacou.
No Amazon Poranga Fashion, além de Jerusa Flores, que assinou um dos desfiles, outros 18 alunos, um professor e o coordenador participaram do evento. Dessa forma, atuando na produção, escolha dos modelos e curadoria das peças da exposição “Artes e Povos Originários”. A mostra aconteceu no Centro Cultural Povos das Amazônia.
A programação do Amazon Poranga Fashion encerra nesta quinta-feira (29), com um desfile em Parintins. Participam da ação os estilistas Maurício Duarte e Rita Prossi, além de artistas convidados do município.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.