Manaus: praça, café, colégio e cinema nos anos 1950 e 1960 ganha 2.ª edição, e será lançado neste sábado, na UEA
18 de julho de 2023Amazonas Green Jazz Festival promove ampla programação na semana em que se iniciam suas apresentações
18 de julho de 2023O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizou na última terça-feira (11.07), o lançamento da Campanha de Combate e Prevenção às queimadas urbanas no município de Urucurituba (distante 208 km de Manaus). O objetivo é sensibilizar a população para a redução dos focos de queimadas. E, consequentemente, de fumaça, riscos nocivos à saúde humana com impactos negativos para o meio ambiente.
A ação contou com o apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmades), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Servidores do Município.
Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a prevenção é tão importante quanto a repressão.
“Prevenir ocorrências de queimadas é ainda mais importante que atuar de forma repressiva. Ainda há entre a população do interior do estado a cultura de queimar o lixo, é aí que entra a ação da Educação Ambiental. Orientar e sensibilizar para que essa prática seja abolida das comunidades e que os resíduos podem ser transformados em matéria-prima para tantas formas de reciclagem, contribuindo com o meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente.
O evento de lançamento contou com a presença do vice-prefeito Leôncio Tundis, que parabenizou a iniciativa. Além disso, o chefe do executivo municipal frisou sobre a importância de cada morador fazer a sua parte para a diminuição dos focos de queimadas.
Ações
Durante a semana os analistas ambientais do Ipaam, Gilmar Ribeiro, Vandete Rocha e Arivelto Marical, realizaram campanhas educativas. desssa forma, desenvovleram palestra na Escola Estadual Armando Kettele e oficina de materiais recicláveis, para artesãos e comunitários, no Centro de Convivência do Idoso Verginia Santos de Oliveira. Todavia, na zona rural, a equipe técnica de educação ambiental esteve presente, ainda, na comunidade São Lázaro do Paraná do Preto. Na ocasião, realizou-se a oficina de recicláveis e falando sobre campanha de combate às queimadas urbanas.
De acordo com o secretário de meio ambiente, Denival Ramos, foi importante a ação de educação ambiental no município de Urucurituba.
“A ação foi proveitosa para divulgação com orientações e ações de educação ambiental, além das oficinas nas escolas e comunidades da zona rural do município”, afirmou o secretário.
De acordo com a analista ambiental Vandete Rocha, foi uma semana de aprendizado com os artesãos e comunitários do município.
“Esta é a segunda vez que estamos participando dessa ação de Educação Ambiental no município, foi uma troca de experiência e aprendizado com os morados de Urucurituba”, salientou Vandete.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre meio ambiente, economia, empreendedorismo, inovação, tecnologia, educação, turismo, técnicas e linguagens artísticas.