ICBEU Manaus celebra a fotografia e a luz humana na mostra coletiva “THE HUMAN LIGHT”
4 de agosto de 2023A Convocatória para o ‘Artistas de Impacto’ foi prorrogada. Faça sua inscrição!
5 de agosto de 2023O NAVE – Novo Acordo Verde apresenta a primeira edição de uma das principais exibições ao ar livre do mundo para engajar a população no cuidado do Clima e Meio Ambiente por meio da arte, a exposição “Arte na Avenida – Conexão São Paulo – Amazônia”, edição Belém do Pará, que ocorre como ação integrada à programação da Cúpula dos Países da Amazônia e OTCA – Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia e dos Diálogos Amazônicos.
Esta iniciativa é realizada com patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém. Além disso, com produção da plataforma de comunicação Fervura no Clima, pioneira na comunicação do Clima por meio da arte. Ainda assim, com cultura e humor, e da Maná Produções, responsável pela produção do Boi de Parintins (AM) e Festribal de Juruti (PA).
Esta, uma das maiores exposições ao ar livre do mundo, chega à Belém, para sua 1° edição no norte do país, no perído de 05/08 a 09/09 de 2023. Já apresentada em diferentes versões há nove anos na Avenida Paulista, com produção da Maná e apoio da UGT-União Geral dos Trabalhadores, a exposição ocupará os postes da avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal, – do Porto do Futuro, em sua costa, até a Rua Sen. Lemos, se integrando a paisagem urbana amazônida local.
A “Arte na Avenida: Conexão São Paulo – Amazônia” conta com 21 obras de sete artistas mulheres de diferentes ascendências. Ainda assim, com 3 painéis realizados por artista membro do NAVE. Os painéis de 2,5m de largura x 3m de altura apresentam temáticas que focam no Cuidado com o Clima, Meio Ambiente, Paz, Democracia e Trabalho.
As artistas
As artistas são Roberta Carvalho (PA), Moara Tupinambá, de Mairi (PA), Moara Negreiros (aka Moka), nascida no Acre e criada em Macapá (AP), Catharina Suleiman (SP), de origem libanesa. Ale´m disso, de Erica Mizutani (aka Mizu), (SP) com descendência japonesa; Soberana Ziza (SP), mulher preta de origem periférica, e Talita Hoffmann (RS). Certamente, fazem parte da exposição painéis sobre o NAVE de Caco Galhardo (SP), um dos pioneiros da comunicação climática com arte, fundador do Fervura no Clima e conselheiro do próprio NAVE.
Iniciativa
Esta iniciativa, realizada pelo NAVE – Novo Acordo Verde com produção do Fervura no Clima e Maná Produções, conta com a coordenação-geral de Pedro Henrique de Christo, presidente do NAVE. Além disso, coordenação de comunicação de Matthew Shirts, Caco Galhardo e Alessandro Meiguins, sócios do Fervura no Clima e Gabriela Di Bella, diretora-executiva do NAVE. Todavia, a coordenação de produção é de André Guimarães e Márcia Nogueira, sócios da Maná Produções. Ademais, a curadoria de Baixo Ribeiro e Mariana Martins da Galeria Choque e produção de Fernando Costa Neto. A iniciativa, inegavelmente, contou com o apoio especial da Secretária de Cultura do PA, Úrsula Vidal.
Serviço
O quê? Exposição “Arte na Avenida: Conexão NAVE – Amazônia”
Quando: De 05 de agosto até 09 de setembro
Onde: Avenida Visconde de Souza Franco – a partir do Porto Futuro
Inauguração: Dia 05 de agosto às 20h
“O NAVE é o sonho brasileiro: uma vida melhor, cuidando do planeta e criando um mundo melhor para todos.”Pedro Henrique de Christo – presidente NAVE
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.