Edital de chamamento para artesãos interessados em participar do 16º Salão do Artesanato
14 de agosto de 2023‘Melhores dos Melhores 2023’ do TripAdvisor: Atrações turísticas e meios de hospedagem do Amazonas recebem selo
14 de agosto de 2023Valorizar os diversos tipos de patrimônios, material, imaterial e cultural do Amazonas e conscientizar sobre a preservação dos bens são propostas traçadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa ao promover a Semana de Patrimônio Histórico e Cultural.
O evento traz uma programação do dia 17 a 22 de agosto com palestras, oficinas e visitas mediadas aos espaços culturais do estado. Além disso, as inscrições estão abertas no Portal da Cultura (@cultura.am.gov.br), no link https://cultura.am.gov.br/semana-de-patrimonio-historico-e-cultural/.
A semana comemorativa inicia no Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17/08), ampliando as discussões sobre o tema. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta a relevância do evento.
“É uma maneira de rememorar o trabalho dos profissionais que atuam no Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura. É a oportunidade de socializar as experiências, incentivar novos projetos no processo de preservação, restauro e conservação dos patrimônios do estado”, destaca o secretário.
“O Amazonas é um estado rico culturalmente, com espaços centenários que representam a nossa identidade e são motivo de orgulho para a população que reconhece a sua importância e se vê nesses locais”, acrescenta Marcos Apolo.
Para a gerente de Patrimônio Imaterial do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da pasta de Cultura, Luiza Guglielmini, a semana concentra uma série de oportunidades e consolida ações.
“Vamos ter a retomada do Conselho de Patrimônio Histórico do Estado, que passou 10 anos desativado e, agora, já estamos com reuniões e alguns avanços em relação à tombamentos, a questão dos registros que envolvem o patrimônio imaterial”, cita Luiza.
A diretora destaca, como parte da programação, as oficinas, palestras com o corpo técnico do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além disso, abordando as leis federais que envolvem o patrimônio cultural, ainda assim das rodas de conversa com os profissionais do restauro, com engenharia e arquitetura entre outras atividades.
Programação de abertura
Acontecerá no auditório do Centro Cultural Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, Centro, a partir das 8h30, de quinta-feira (17/08). Certamente, a programação segue com palestras às 10h e às 11h: “Atuação e Leis Federais do Iphan”, pelo arquiteto do instituto no AM, Rafael Azevedo. Além disso, com “Atuação do Conselho e Leis Estaduais do Copham”, pelo assessor jurídico do conselho, Sérgio Cruz. Ainda na quinta, às 18h30, na sede do Iphan do AM (Trav. Vivaldo Lima, Centro), acontece a palestra “Patrimônio em Rede”, pelo corpo técnico do instituto.
Acompanhe a agenda de atividades completa do evento pelas redes sociais @culturadoam.