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14 de agosto de 2023Dr. Aristóteles Alencar lançará livro ‘Beleza Decifrada’ nesta quinta (17), no Palácio Rio Negro
15 de agosto de 2023Durante a 4ª Edição da Feira, Fabiano Ruiz vai compartilhar a visão da Henkell Freixenet em relação à inovação na produção de vinhos, falando sobre mercado, consumo, perspectivas para o setor, diversificação e dados relevantes da indústria, nos dias 17 e 18 de agosto, no Salão Bossa Nova da Arena da Amazônia, acesso pela rua Jornalista Flaviano Limongi–Flores (rua entre o Sambódromo e Arena), zona Centro-Oeste.
Participação e destaque
Para o diretor executivo no Brasil, Fabiano Ruiz, a participação da Henkell Freixenet, líder de vinhos espumantes, demonstra um interesse crescente em explorar as possibilidades de expansão da indústria em áreas até então não tradicionais.
“Essa troca de conhecimentos pode vir a ser crucial para impulsionar o desenvolvimento de novos mercados consumidores na região Amazônica”, comentou Fabiano.
De acordo com a marca, dados mostram que 1 em cada 10 espumantes vendidos no mundo é do grupo Henkel Freixenet. Já no Brasil, a presença da marca é de grande destaque: a cada 3 espumantes importados consumidos, 1 é Freixenet.
“Esses números comprovam o quão grande somos no mercado e vamos continuar trabalhando para irmos sempre além”, destaca o diretor executivo.
No período de janeiro a outubro de 2022, o Grupo Henkell Freixenet teve um aumento de 38% de volume e 37% em faturamento relacionado ao mesmo período no ano anterior. As informações já levam em conta o lançamento dos novos produtos como os espumantes premium que são exclusivos dos parceiros do on trade.
Entre os rótulos mais vendidos, tanto no e-commerce da marca quanto nos pontos de venda físicos, estão os Cavas da linha clássica, como Carta Nevada, Cordón Negro e Cordón Rosado.
“Conquistar essa fatia do mercado após dois anos desafiadores é um mérito grande para a nossa equipe. Mesmo analisando dados e entendendo as oportunidades, tivemos assertos estratégicos para chegar neste patamar e agora o desafio é perpetuar o crescimento, pautado na diversificação de portfólio, fidelização de clientes e busca por novos consumidores”, pontua Fabiano Ruiz.
Outro destaque é o Freixenet Zero Álcool, um vinho espumante sem álcool de qualidade que, sozinho, totalizou 70 mil garrafas vendidas em 2022. Destaque também para a entrada na categoria “wine seltzer’, bebida gaseificada à base de vinho, marcando a entrada no segmento de latas. O novo rótulo faz parte da família Freixenet Mía, marca para atrair um público mais jovem, sem perder a identidade de sofisticação.
Para o 2º semestre de 2023, a Henkell Freixenet amplia sua gama de vinhos Freixenet Italianos com a chegada do Primitivo e Moscato, além das minis (garrafas de 200ml) dos queridinhos pinot grigio e rosé. O grupo também prepara o lançamento da linha de vinhos desalcoolizados com rótulos Freixenet tinto, branco e rosé, o que promete ser um diferencial no mercado de vinhos espumantes.
Sobre a Feira
A Feira Internacional de Vinhos na Amazônia (Fiva) reúne profissionais do setor, enólogos, produtores e entusiastas, trazendo um novo panorama para a indústria vinícola ao explorar novas localidades para consumidores apaixonados por vinhos. Ainda assim, para participar da Feira o passaporte está sendo vendido pela Oba Ingressos na bilheteria do Teatro Manauara e no Millennium Shopping ou online na baladaapp.com.br, no valor de R$150 reais (por dia).
Sobre Henkell
Fundada em 1832, na cidade de Wiesbaden, na Alemanha, a Henkell é uma empresa com mais de 190 anos de história no mercado. Além disso, é considerado o espumante alemão mais exportado, estando presente em 100 países.
Resultado da união da arte francesa de produção de champanhe com a tradição alemã de elaboração de vinhos artesanais, os espumantes da Henkell possuem um sabor inigualável. Inegavelmente, proveniente de uma cuvée exclusiva, feita com quatro uvas varietais, imortalizadas em cubas de inox – o blend de uvas é guardado em segredo pelos representantes da marca.
Inovação é um dos principais pilares da empresa e foi a Henkell que trouxe ao mercado, em 1935, a versão Piccolo – a garrafa de 200ml. A palavra, que depois se tornou um termo genérico para garrafas pequenas de espumantes, é a marca registrada da companhia.
Tamanha representatividade fez com que a Henkell, em 2018, se unisse à espanhola
Freixenet, uma das maiores produtoras de cavas do mundo, originando o Grupo Henkell Freixenet, líder mundial no setor de espumantes.
Sobre Freixenet
Em 1861, em Sant Sadurní d´Anoia (Penedès) a família Sala começava um empreendimento de produção e exportação de vinhos de qualidade.
No começo do século XX, acontece o casamento entre Dolores Sala com Pedro Ferrer. Certamente, que revolucionaria o negócio ao unir os conhecimentos de enologia de Dolores com a capacidade comercial e inovadora de Pedro.
Do casamento, nasce a marca Freixenet, uma das maiores produtoras de Cava, cuja primeira garrafa elaborada com o nome da marca, surge em 1911.
Desde a produção da sua primeira garrafa, até o dia de hoje, a marca continuou viva e seguiu crescendo. Ademais, tendo a inovação e a qualidade como principais valores da empresa.
Atualmente, além das uvas produzidas nos próprios vinhedos, a Freixenet também é abastecida com a produção de mais de 2.000 viticultores da região. A casa “La Freixeneda”, onde a marca foi fundada, continua ativa, como casa-museu e com uma produção de Cavas emblemáticos.
Em 2018, a espanhola Freixenet, uma das maiores produtoras de Cavas do mundo há mais de 150 anos e a alemã Henkell, empresa com mais de 190 anos de história no mercado, se fundiram, tornando-se a Henkell Freixenet, líder mundial no setor de vinhos espumantes.
Sobre Fabiano Ruiz
Em 2009, recebe convite da Freixenet, empresa especializada em Cavas, espumantes espanhóis, para assumir um cargo na area de Manager, no Brasil. Anteriormente, já tinha um background nas empresas Maxxium, como Ambassador Absolut e, também, na Pernod Ricard.
De início, organiza a estrutura da empresa. Em 2013, consegue criar um grupo de trabalho com uma curadoria integrada, com agência de marketing, assessoria de imprensa e agência de publicidade. Em 2021, com a distribuição total de produtos do grupo e equipe formada, bateram a marca de 1 milhão de garrafas no ano.
Hoje, o Grupo Henkell Freixenet teve um crescimento de 80% em vendas no ano de 2021. Além disso, de 30% de market share de mercado da categoria de importadoras no Brasil.
Em 10 anos atuando como Diretor Executivo da Henkell Freixenet no Brasil, obteve movimentos assertivos e estratégicos para chegar nesse patamar. Agora, o desafio é perpetuar o crescimento do Grupo de maneira saudável, pautado na diversificação de portfólio, fidelização de clientes e busca por novos consumidores.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.