fesPIM 2023: debates e exposições inovadoras para impulsionar práticas socioambientais na Amazônia
30 de outubro de 2023Virada da Amazônia oferece 70 atividades gratuitas de lazer, cultura e educação ambiental
30 de outubro de 2023A praia Ponta do Tigre (rio Jacú) e a comunidade São Tomé (rio Uaicurapá) foram um dos locais para o encontro com os ribeirinhos e a realização da Operação Estiagem, da Prefeitura de Parintins, nesta sexta-feira, 27 de outubro. Ao comando do Prefeito Bi Garcia, a ação contou com a presença dos vereadores Alex Garcia (Presidente do Legislativo Municipal), Mateus Assayag, Vanessa Gonçalves, Fernando Menezes, e secretário Tião Teixeira (Produção), secretária Socorrinha Carvalho (Meio Ambiente), além do coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar, e do vice-presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Diego Mascarenhas.
A ação “Operação Estiagem” realizada pela Prefeitura nesta sexta-feira alcançou um total 24 comunidades dos rios Uaicurapá, Jacu e Jará, incluindo as comunidades localizadas dentro da área indígena Sateré-Nawé.
“Mais um dia de ação humanitária. Hoje, com muita dificuldade, devido o leito do rio estar baixo, chegamos ao Uaicurapá. Aqui, como está difícil de avançar, vamos entregar em dos pontos mais próximos das localidades de cada família. O que importa para a gente é que todas as famílias possam receber essa ajuda que a gente faz com todo carinho”, disse o prefeito Bi Garcia.
Realidade
Os ribeirinhos chegaram em barcos, bajaras, rabetas e pela margem do rio para receberem as cestas com mais de 20Kg de alimentos, além de um frango. Certamente, representa uma ajuda essencial. É muito importante. Além disso, ela chega em boa hora, principalmente porque está muito difícil sair daqui para ir até a cidade. Então, ela vem ajudar muito, como enfatiza Maisa Pereira, produtora rural de São João do Jacu.
Os indígenas da região chegaram em uma embarcação para buscar a ajuda da Prefeitura de Parintins. Além disso, o cacique geral da tribo Sateré Mawé da região do Uaicurapá, Azarias Ferreira, destacou a importância da ação humanitária.
“Com certeza é muito importante. Viemos com a certeza e com toda gratidão. Isso já vale muito e vai fazer uma grande diferença para cada um de nós. É muito bom ver o esforço dos nossos governantes em trazer esse alimento até nós”, disse.
Neste final de semana a ação humanitária da Prefeitura de Parintins avança nas regiões do Zé Açu, Tracajá e Mamuru.
Fotos: Yuri Pinheiro
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre meio ambiente, sociedade, inovação, tecnologia, educação, economia, empreendedorismo, técnicas e linguagens artísticas.