Sesc Partituras 2023: programação terá oficinas e apresentações culturais em Roraima
29 de novembro de 2023Imperdível! ExpoAmazônia Bio&TIC realiza maratona de programação
29 de novembro de 2023O Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas elegeu, nesta terça-feira (28/11), sua nova Diretoria Executiva. O secretário de Cultura de Urucurituba, Maick Tavares, foi eleito o novo presidente do fórum para o ano de 2024.
A votação foi realizada on-line, possibilitando que até às 22h do dia 28 de novembro, os integrantes do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas manifestassem sua preferência entre os candidatos.
Dentre os 33 municípios credenciados, 32 votaram, já que o município de Barreirinha não realizou votação. Maick José Soares Tavares foi eleito com 23 votos, o que representa o percentual de 71% dos eleitores.
“Temos grandes desafios pela frente. O Fórum de Secretários foi crucial para que 100% dos municípios realizassem suas adesões à Lei Paulo Gustavo, que injetou milhões em recursos para todo o estado do Amazonas”, afirmou o presidente eleito.
Segundo Maick Tavares, a oportunidade atual é aderir à Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, que injetará mais recursos, com o intuito de potencializar ações e projetos dos fazedores de cultura dos municípios.
“Queremos que todas as cidades do Amazonas possam ter acesso a este recurso, que será pago durante cinco anos, e estaremos dando todo suporte técnico, juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, para alcançar mais uma vez os 100%”, disse.
O presidente eleito declarou ainda que o Fórum também terá algumas tarefas prioritárias para 2024. “A primeira é se consolidar cada vez mais, enquanto organização representativa dos municípios, garantir a representatividade e participação nas discussões e definições nacionais, rompendo o isolamento amazônico”, definiu.
Para Maick Tavares, outra tarefa prioritária, ainda maior, é sensibilizar e promover ações e iniciativas que visem à institucionalização das políticas públicas de cultura nos municípios.
“Nosso desejo é que os municípios amazonenses estruturem os seus CPFs da Cultura, construindo seus Conselhos Municipais, Planos e Fundos de Cultura. E isso será um marco para nós gestores. Um salto de qualidade nas gestões culturais”, concluiu.
A nova diretoria
Em segundo lugar no pleito ficou a secretária de Cultura de Barcelos, Rosângela Colares, com 5 votos e 15% da preferência do eleitorado. Dessa forma, elegendo-se vice-presidente do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura. Ainda assim, Ronald Siqueira ficou em terceiro com 4 votos, o que representa 12% da preferência.
Em consonância com termos do edital, nos casos em que houve apenas um candidato para o cargo, a eleição foi feita por aclamação. Nesse sentido, Foram aclamados os cargo de Secretário Executivo e o cargo de Secretário de Relações Públicas Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas.
A composição da nova Diretoria Executiva inclui, além do presidente Maick Tavares, a vice-presidente Rosângela Colares, secretária de Cultura do Município de Barcelos. Além disso, do secretário executivo João Bosco Borges, subsecretário de Cultura do Município de Itacoatiara. E ainda, da secretária de Relações Públicas, Maria do Socorro Macena Ruzo, secretária de Cultura do Município de Caapiranga.
Confira os 32 municípios que votaram:
Anori – Barcelos – Benjamin Constant – Beruri – Boa Vista do Ramos – Boca do Acre – Borba – Caapiranga – Careiro – Careiro da Várzea – Coari – Codajás – Guajará e Humaitá. Votaram ainda, Itacoatiara – Itamarati – Itapiranga – Japurá – Manaquiri – Maués – Nhamundá – Nova Olinda do Norte e Parintins. Ainda votaram, Rio Preto da Eva – Santa Isabel do Rio Negro – Santo Antônio do Içá e São Gabriel da Cachoeira. Votos computados ainda de São Sebastião do Uatumã – Silves – Tefé – Tonantins – Urucurituba.
Fotos: Alex Maia (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.