Circuito Sesc de Corridas: inscrições abertas até 15 de março em Boa Vista
23 de fevereiro de 2024Inpa recebe primeiro filhote de peixe-boi resgatado deste ano
23 de fevereiro de 2024O Laboratório de Educação Musical da Faculdade de Artes (Labem/Faartes) realiza, no dia 29 de fevereiro, a partir das 18h30, as palestras “Desafios da coleta de dados na pesquisa científica em Música”, com a mestra Klissy Kely Guimarães, e “Os arranjos na minha trajetória de pesquisa: da graduação ao pós-doutorado”, com a doutora Carolina Andrade Oliveira. As atividades ocorrerão na Sala 4 do Bloco de Artes Nivaldo Santiago, no setor Norte do campus universitário, bairro Coroado.
As palestras integram o projeto “Uma historiografia do ensino de música em Manaus no século XX: interfaces e conexões musicais, socioculturais e políticas”, coordenado pela Profa. Dra. Lucyanne de Melo Afonso, com apoio do Edital nº 014/2022 – PAPD/FAPEAM. O acesso é gratuito e aberto ao público em geral.
Palestras
“Desafios da coleta de dados na pesquisa científica em música”
A palestra aborda os desafios gerais enfrentados ao longo do seu doutorado em Música, que está em andamento. Ao estudar um assunto sobre o qual as referências textuais/musicais são escassas, não organizadas, pouco acessíveis, dispersas em acervos pessoais ou em arquivos precários, o desafio de coletar dados com fontes confiáveis se amplifica. Tais questões ainda se apresentam como forte empecilho e geram dúvidas para acadêmicos de diferentes esferas da pesquisa científica.
Klissy Kely Guimarães é artista, compositora, cantautora, músico educadora, multi-instrumentista, consultora e pesquisadora natural de Manaus (AM). Tem 15 anos de carreira musical com vários registros fonográficos lançados nas plataformas digitais. Lançou o livro digital “Mulheres Compositoras: cartografias e relações de poder”, PNCSA, 2021, resultado da sua pesquisa de mestrado. Cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na área de concentração de Processos de criação musical, na linha de pesquisa de Questões interpretativas.
“Os arranjos na minha trajetória de pesquisa: da graduação ao pós-doutorado”
A palestra traz um relato da relação de Carolina Andrade Oliveira com arranjos vocais como pesquisadora, arranjadora e regente. Aborda a integração entre criação, performance e trabalhos feitos em disciplinas desde o primeiro ano da graduação, e que resultaram no seu TCC. A palestrante mostrará os caminhos traçados até o pós-doutorado que realiza atualmente, com o objetivo de produzir um catálogo de arranjos criados ao longo de 50 anos de atividade coral do Departamento de Música da ECA/USP.
Carolina Andrade Oliveira é violonista, regente coral, arranjadora, produtora artística e professora de música, natural de Santos (SP). É Doutora em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tendo realizado sua pesquisa com bolsa CAPES na área de Processos de Criação Musical (2022), com foco em arranjos vocais. É Mestra (2017) e Licenciada em Música (2014) pela mesma instituição, onde atualmente realiza pós-doutorado.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.