Jota Pê desembarca em Manaus para show, nesta quinta (04/03)
2 de abril de 2024Município de Parintins é certificado no Mapa do Turismo Brasileiro
2 de abril de 2024“O Boi Caprichoso abraça muitas causas, graças a Deus.” Essa é a afirmação emocionada da conselheira de arte e avó do pequeno Paulo Roberto Carvalho, de 4 anos, que tem espectro autista, Socorrinha Carvalho. Ela, junto com muitas outras mães, pais e professores, esteve na tarde de segunda-feira, 1º de abril, no Curral Zeca Xibelão para abrir a programação da Semana Azul Universal, que celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
O evento é fruto de uma parceria entre o Boi-Bumbá Caprichoso e a SEMED da Prefeitura de Parintins. Dessa forma, a programação reuniu crianças e jovens autistas da rede municipal de ensino, mostrando o compromisso do Boi Caprichoso com a neurodiversidade e a inclusão. Inegavelmente, o objetivo foi promover o entendimento sobre o autismo e cultivar um ambiente de inclusão.
A tarde foi de brincadeiras, pinturas, parque infantil, distribuição de guloseimas, atividades adaptadas e oficinas.
“O Caprichoso está nesta ação desde 2023. Trouxemos apenas 30 alunos com autismo para fazer uma alusão a esta data tão importante. Então, esse é o sucesso que você está acompanhando aqui, graças a Deus deu certo”, destaca o coordenador de educação inclusiva, Márcio Augusto Silva.
O Caprichoso abre a Semana Azul Universal em Parintins celebrando essa importante data reconhecida no mundo todo.
“Isso é uma ação social, porque engloba toda a comunidade. A gente valoriza as capacidades e respeita os limites. O Caprichoso abraça essa ação social como um todo, todas as causas sociais”, disse a diretora social do bumbá, Jucielle Cursino.
Um boi de causas
Socorrinha Carvalho acompanhou o neto Paulo Roberto por toda a programação lúdica que o Caprichoso promoveu. Dessa forma, emocionada, ela conta que se sente abraçada pelo bumbá que luta pelas causas sociais.
“É uma causa muito importante para mim, dela ser abraçada pelo Caprichoso, ela é a minha causa. Além disso, eu não só falo sobre autismo, eu vivo autismo, meu neto é autista e isso me dá uma alegria muito grande saber que o Caprichoso abraça essa causa e que hoje ele traz isso de uma forma muito inclusiva, muito lúdica”, relatou Socorrinha Carvalho.
O vice-presidente Diego Mascarenhas, diretores, itens individuais e demais colaboradores do Caprichoso também participaram da ação inclusiva.
“Ver meu neto aqui se divertindo e todas essas crianças sendo abraçadas me dá uma alegria muito grande. É um orgulho muito grande ser Caprichoso e quanto mais eu sou Caprichoso, mais Caprichoso eu gosto de ser”, disse entre lágrimas.
Fotos: Arleison Cruz
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.