Andrezinho do Molejo, David Assayag, Canto da Mata e Leonardo Castelo são as novas atrações do Kwati Club 2024
10 de junho de 2024Tenório Telles ganha homenagem no ‘Jardim das Pedras que Falam’, na Espanha
11 de junho de 2024O espetáculo de Circo Atual “Ybatinga – Narrativas Acrobáticas” realizará sua última apresentação, nesta quarta-feira (12), a partir das 19 horas, no Espaço Cultural Uatê, localizado na avenida Rodrigo Otávio, 1381, São Lázaro, zona Sul de Manaus, marcando o encerramento de uma série de cinco performances que encantaram e emocionaram o público manauara. Ayla Taynã propôs e idealizou o projeto (Edital Funarte Retomada 2023 – Circo) que recebeu a assinatura, concepção visual e dramaturgia da artista Lis Nobre.
Com o apoio da equipe de produção, liderada por Amanda Magaiver e Kelly Vanessa, “Ybatinga” reuniu um elenco talentoso composto por cinco performers especializados em diversas técnicas circenses e dois músicos compositores, Cícero Benedito e Edison Kiss. Além disso, dez profissionais entre equipe artística, técnica e de produção contribuíram para dar vida a este espetáculo inovador.
As apresentações ocorreram em locais estratégicos de Manaus, incluindo uma escola pública, uma comunidade ribeirinha na zona rural e duas praças no centro histórico. Essa diversidade de cenários visou alcançar públicos distintos, promovendo a visibilidade da arte circense e artistas locais.
O circuito encerra no Espaço Cultural Uatê, fundado pela arte educadora e assistente de direção e coreografia do espetáculo, Mara Pacheco, como uma celebração da parceria deste coletivo de artistas. Desde 2014, o Uatê fomenta a arte e a cultura na cidade, oferecendo eventos e aulas para a comunidade local e dos arredores, além de acolher jovens, crianças e indígenas de diversas etnias que necessitam de moradia temporária em Manaus.
“Nossa expectativa é alcançar a maior quantidade de público possível para encerrarmos esse ciclo com a mesma intensidade que iniciamos. Percebemos que o público presente conseguiu se conectar com o espetáculo, sentindo a beleza e a importância de pensar a natureza como uma extensão de nós mesmos, sem sermos óbvios” destaca Ayla Taynã.
O projeto cumpriu seu propósito artístico, e nesta última apresentação, tem como objetivo, fortalecer a função social do espaço Uatê, ressaltando a importância da arte como instrumento de inclusão. Cada membro da equipe, carinhosamente chamado de “Ybatinguer”, foi essencial para o sucesso do espetáculo, que deixou o público com um gostinho de quero mais. Assim como as demais apresentações, o espetáculo desta quarta-feira será totalmente gratuito.
Fotos: Dilan Sullivan
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.