Iphan lança edital do 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
25 de junho de 2024Amazonastur lança Turistódromo em Parintins e recepciona turistas na ilha
26 de junho de 2024Para celebrar este momento de retomada, a Petrobras, listada como no rol das maiores empresas do mundo, com mais de 40 anos de história e um longo envolvimento com o patrocínio cultural, abraça a cultura amazônica através das maiores potências culturais do norte do Brasil, os Bois Caprichoso e Garantido.
A Petrobras Cultural é força motora para diversos projetos culturais de norte a sul do país. Em Parintins não é diferente, o Festival que chega a sua 57ª edição já recebeu em outros anos o incentivo da Petrobras. Com políticas culturais sofisticadas que abrangem diversas camadas da sociedade propiciando incentivo à diversidade de territórios, acesso democrático, e ações afirmativas povos indígenas, comunidades tradicionais, mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e tantos outros.
A atividade cultural em Parintins contribui de forma relevante para a economia, promovendo inovação, criatividade e sustentabilidade à dinâmica econômica, tudo a ver com a força da nossa cultura amazônica. No núcleo da cultura do Boi Bumbá, o fortalecimento de redes de artistas e realizadores do evento ativam durante a temporada que se inicia em março com uma série de atividades que vão de eventos em Parintins e também na capital do estado, alcançando um público final estimado de 120 mil pessoas, e com acesso democrático e gratuito.
Para o diretor executivo da Maná Produções, André Guimarães, o retorno da Petrobras ao Festival de Parintins representa o reconhecimento da maior empresa do Brasil para com as potências culturais da ‘gentes’ da Amazônia.
“É aqui em Parintins que temos o maior exemplo de inclusão e diversidade bem no centro da Amazônia. A nossa festa é tão rica em saberes, valores, vivências, além do respeito e integração dos povos que aqui habitam, temos o compromisso social no desenvolvimento humano e nas boas práticas ambientais e de sustentabilidade”.
Cultura brasileira: uma força transformadora
A Petrobras possui uma história de mais de 40 anos acreditando de forma contínua na cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade. Apoiando projetos únicos e também parcerias de longo prazo, construímos uma relação de respeito e colaboração com realizadores e iniciativas de todo o país. O Programa Petrobras Cultural tem a Brasilidade como elemento norteador, que se materializa nas temáticas, origens, curadoria, história e características de cada projeto que selecionamos.
Por meio do incentivo a diversos projetos, colocamos em prática nossa crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Acreditamos que, com criatividade e inspiração, promovemos crescimento e mudanças.
O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento.
A seleção dos projetos que compõem nossa carteira se dá preferencialmente por processos seletivos periodicamente disponibilizadas em nosso site, na página de Seleções Públicas. Outra possibilidade é a escolha direta de projetos especiais. Nas duas modalidades, recebemos as propostas de projetos culturais através de plataforma própria de Gestão de Patrocínios.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.