Bolerão do Terraço G&K promete agitar a noite de Manaus na sexta-feira, 16 de agosto
14 de agosto de 2024Pneumologista fala sobre cuidados necessários em meio à fumaça em Manaus
14 de agosto de 2024No dia 21 de agosto, o palco do Teatro Amazonas recebe o espetáculo ‘Não Mate a Mata’ do maestro e compositor Adelson Santos. O evento também vai celebrar a carreira do artista amazonense com a solenidade de entrega do título honorífico de Professor Emérito concedido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A entrada é gratuita.
Composições do maestro Adelson Santos como a música antológica ‘Não Mate a Mata’, a ópera ‘Dessana’ e ‘Origens’ fazem parte do show. O evento terá apresentações do Coral Madrigal do Amazonas, Coro de Câmara de Manaus, Banda Arraial de Manaós, Samantha Carvalho e Lilian Oliveira.
Professor Emérito da Ufam
O espetáculo também irá condecorar os mais de 60 anos de carreira do maestro como músico e professor. A Ufam fará outorga do título honorífico de Professor Emérito ao amazonense, a maior honraria dentre as concedidas pela universidade.
A concessão foi proposta pelo professor Marcio Lima de Aguiar, do Colegiado de Música da Faculdade Artes (Faartes) e aprovada pelo Conselho Diretor da unidade acadêmica no ano passado.
Para o maestro, receber essa honraria é um reconhecimento pelos tempos dentro da sala de aula.
“Passei a vida toda dando aula e estou muito feliz. É um justo reconhecimento pelos tempos em que eu dava aula tanto na Ufam quanto na Universidade do Estado do Amazonas”, destaca. “Viva eu que consegui existir até hoje e agora. É a glória da Clorofila”, brinca fazendo uma menção ao livro dele “Música, profissão de risco: Dialética de uma visagem estética no reino da clorofila”, de 2012.
O show inicia a partir das 20h e a classificação é livre. Maiores informações através do telefone (92) 98215-7515. Além disso, o evento é realizado com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ufam, Faartes e Bia Bass Produções.
Carreira
Adelson Santos nasceu em Manaus, formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com especialização em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e em Arte-Multimídia na Ufam. Além disso, já atuou como docente na Ufam e também professor de Música na Universidade do Estado Amazonas (UEA).
É idealizador e regente da Orquestra de Violões do Amazonas e da Orquestra Vozes da Ufam. Ainda assim, ao longo da sua carreira, o maestro integrou a estética ambiental e identitária da Amazônia nas suas produções musicais.
Além de compositor e maestro, Adelson Santos também é autor de obras literárias como ‘Método de Violão para Solo’ e ‘A Arte da Harmonia’. Além disso, de Partituras com Composição e Arranjos para Orquestra de Quatro Violões. Inegavelmente, o mais recente “Música, profissão de risco: A Dialética de uma visagem estética no reino da clorofila (2012)”.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.