Inpa: Inscrições abertas para o Mestrado em Entomologia
26 de setembro de 2024Jornalista Rodrigo Araújo lança livro digital que serve como tutorial para criação de filhos
26 de setembro de 2024A cantora amazonense Lucilene Castro realiza nesta quinta-feira (26) uma live inédita, cantando os grandes sucessos do compositor Chico da Silva, com transmissão por meio do seu canal do youtube @lucilenecastro, às 20h, horário de Manaus. A ação é contrapartida do projeto “Samba de Mulher”, vencedor da Lei Paulo Gustavo Música (2023 – Amazonas).
A live terá um formato intimista, voz e violão, com a cantora acompanhada pelo violonista Dudu Brasil, tendo a duração estimada de 60 minutos, O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC).
Projeto Samba de Mulher
O EP “Samba de Mulher” saiu do papel graças à aprovação de Lucilene Castro na Lei Paulo Gustavo Amazonas 2023, o que gerou a contratação de mais de 20 profissionais do cenário musical amazonense. O novo trabalho contém as faixas “Na Moral… Rala” (Eros Fidelis), “Fraqueza” (Marquinhos Negritude, Herlon Muleke do Banjo), “Filha de Eva” (Dudu Brasil e Lívia Prado), “Semi-Plano” (Papaco e Assis Almeida), “Será Você?” (Efraim Amazonas e Markinho Costa) e o dueto com Uendel Pinheiro: “O Que Aconteceu Com Você?” (Uendel Pinheiro).
O empoderamento feminino é a marca do EP de Lucilene, “Samba de Mulher”. “Pelo próprio título do novo trabalho, esse é um assunto que quero falar: amores, empoderamento, alegrias e melancolias. O repertório das músicas explora o lugar de fala da mulher”, define a cantora. “Na moral, a fila anda, atrás vem gente, vai, vai ralar peito, sai da frente.”, trecho de “Na Moral… Rala”, evidencia a autoestima da mulher.
Uma curiosidade na produção do álbum é a parceria de Lucilene com o compositor carioca Eros Fidelis. A aproximação se deu quando Fidelis escutou a gravação de sua autoria “Falsa Consideração”, na voz da artista amazonense. “Ele disse que gostou do trabalho com sua música e me ofereceu uma nova canção, que prontamente aceitei e agora está no meu EP. Fiquei super feliz com esse intercâmbio, novas forças para minha produção”, destacou Lucilene.
O público já pode conferir nas plataformas digitais de música o EP “Samba de Mulher”, que tem Lucilene Castro na voz principal, com produção executiva e produção artística de Roberto Sena, produção musical de Dudu Brasil e do maestro Célio Vulcão, responsável também por arranjos e direção musical.
O show de lançamento do EP foi realizado no dia 24 de julho, no Quilombo de São Benedito e contou com a participação do Serginho Queiroz e Melany Marinho, além do público, bem expressivo.
A equipe também é composta por Alysson Low, responsável técnico de gravação e engenheiro de mixagem; João Marco Nascimento, designer do projeto e capa; Ruth Jucá (fotos); Layanne Weickman (maquiagem e cabelo); Uendel Pinheiro, Luanita Rangel, Mara Lima, Ticva Vinícius, Rafaela Bittencourt, Airton Silva, Sérvio Túlio, Danilson Sampaio, Luiz Pardal, Vadzim Ivanou, Anna Samokish, Ênio Pietro, Renan Ramos e Luciano Dias são os músicos do projeto.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.