Fãs de Evi Goffin se preparam para show em Manaus
15 de outubro de 2024Com espetáculo tricampeão, Caprichoso celebra os 172 anos de Parintins
16 de outubro de 2024Um trabalho do Programa de Iniciação Cientifica do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ficou em 3° lugar, em nível nacional, no Programa de Iniciação Científica (PIC). O trabalho é uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O trabalho “Tendência Temporal da Mortalidade Materna no Brasil no Período de 2000 a 2022” teve como bolsista a estudante de Medicina Luana Silva Oliveira e orientação do professor Ronilson Ferreira Freitas do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Ufam.
A premiação do trabalho aconteceu no último dia 9 de outubro, no Webinário de Iniciação Científica e Tecnológica da Rede Ebserh, marcando o encerrando do segundo ciclo do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do primeiro ciclo do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), programas desenvolvidos em parceria entre a Ebserh e o CNPq.
A aluna do 9º período de Medicina da Ufam, Luana Silva, falou sobre a importância de estudar a mortalidade materna:
“Analisamos esse tema porque é uma temática que percebemos ser extremamente importante de ser discutida devido aos altos índices de mortalidade no nosso país, que tem um sistema público com muitas ferramentas para acesso à saúde de qualidade voltada às mulheres grávidas”.
Sobre a Pesquisa
O estudo abrange dados secundários do SIM, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Ministério da Saúde, onde foi calculada a razão da mortalidade materna. Dessa forma, considerou-se causas diretas, indiretas e não especificadas. Os óbitos diretos foram: gravidez que termina em aborto, causas hipertensivas na gravidez, parto ou puerpério, hemorragias obstétricas, infecções relacionadas à gravidez, outras complicações obstétricas e complicações não antecipadas (relacionadas à anestesia). Por outro lado, Já as causas indiretas, sendo compostas por apenas um grupo, que engloba todas as complicações não obstétricas e morte por causas não especificadas (causas desconhecidas).
Sobre a Ebserh
O HUGV faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh (2011), atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm
características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.