MAIS DE 20 MIL PESSOAS PRESTIGIAM O FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS
6 de julho de 2015SEC REALIZA INTENSA PROGRAMAÇÃO PARA AS CRIANÇAS NESTAS FÉRIAS
7 de julho de 2015CONCERTO| Nesta terça-feira (07/06), às 20:00h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo musical “Dowland e o Renascimento”. Um Concerto inédito que apresenta obras renascentistas em violão, com a participação do Madrigal da Casa Ivete Ibiapina e da Companhia de Dança Dabukuri.
Uma oportunidade de conhecer o Renascimento, período de efervescência cultural europeia (fins do século XIV e início do século XVII), por meio da música.
O concerto propõe uma abordagem das obras do renascimento, pois, nesse período, os instrumentos de corda tinham grande destaque, principalmente o alaúde. A explicação é do Maestro Davi Nunes, da orquestra de Violões do Amazonas. “Dowland e o Renascimento” dá ênfase às obras do compositor alaudista inglês John Dowland.
No repertório, composições como “Fantasia 1, 2 e 3”, “If my Complaints Could Passions Move” e “Flow My Tears”, de John Dowland; “Diferenças sobre Guardame las Vacas”, de Luys de Narvaez; “Il est bel et bom”, de Pierre Passereau; “Passame por Dios Barqueiro”, de Pedro de Escobar e “Romerico Tu que Vienes”, de Juan Del Encina.
O músico John Dowland, destaque do concerto, se dedicou ao período renascentista e foi contemporâneo do escritor William Sheakespeare.
Hoje, é lembrado pela grande melancolia em suas músicas vocais. Sua música instrumental passou por uma grande revitalização, tendo sido incluída no repertório de violonistas eruditos durante o século XX. Muitas das músicas de Dowland são para um único instrumento, o alaúde.
Sua obra inclui diversos livros com trabalhos para alaúde e canções com acompanhamento de alaúde (voz e alaúde) e várias peças para viola e alaúde. Em suas músicas está presente a tristeza e a melancolia, temas bastante utilizados nas músicas da época.
Em 1597, Dowland publicou seu “Primeiro Livro de Músicas” na Inglaterra. Sua coleção de músicas para alaúde define um acompanhamento com alaúde ou a combinação de diversos instrumentos e cantores.