BOTEQUIM RECEBE O SHOW “MEU SOM É POP E EU SOU DA AMAZÔNIA” DE HÊMILLY LIRA
10 de julho de 2015CARRO DE ARRANCADA EM EXPOSIÇÃO NO SUMAÚMA PARK SHOPPING
13 de julho de 2015CONCERTO| Uma grande celebração musical é o que acontecerá na noite de hoje (13/07), com o “Concerto de Gala do Coral João Gomes Júnior”, às 20h, no Teatro Amazonas, em comemoração ao seu 59º aniversário de criação.
O coral foi fundado em 19 março de 1956, pelo professor e maestro amazonense Nivaldo Santiago, que foi aluno do maestro paulista João Gomes Junior, que dá o nome ao coral, devido à história de sucesso que possui vinculada à música.
Nivaldo Santiago, após completar sua formação musical, desistiu de uma bolsa de estudos para um conservatório de música no exterior, para formar o novo coral e enfrentou muitas dificuldades para mantê-lo na década de 50. No entanto, contou com pessoas que prestaram ajuda ao grupo, desde governantes até os cidadãos mais simples.
Os primeiros ensaios do coral eram realizados na Catedral Metropolitana de Manaus, onde eram feitas as classificações dos componentes do coral. Dentre as primeiras coralistas, está a gerente de banco aposentada, Aníria Saboia, 78 anos. “Adoro fazer parte do coral. Ele já faz parte da minha vida”, ressaltou.
No repertório do concerto serão apresentadas 18 músicas, dentre clássicos da música erudita como “Coro dos Peregrinos”, da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner,“Lacrimosa”, de Wolfgang Amadeus Mozart,e “Ave Maria”, de Johann Sebastian Bach, além de outras do repertório popular nacional, com destaque para composições amazonenses.
O Coral João Gomes Júnior faz apresentações durante todo o ano, com 40 integrantes, que se reúnem na casa de dona Cleomar Feitoza, duas vezes por semana, para os ensaios, com a regência do maestro Moisés Rodrigues.
De tão conhecido, o coral ganhou um livro que conta sua história: “Coral João Gomes Junior: uma aventura musical no Amazonas”, de Elson Farias, lançado em 2010.
O maestro paulista, João Gomes Junior, é um ícone da música erudita brasileira. De 1877 a 1954, compôs 627 obras distribuídas pelos vários gêneros: óperas líricas, sinfonias, suítes orquestrais, quartetos, solo de flauta, trios, músicas religiosas, música de câmara, solos de piano, canto e piano, solos de violino, solo de violoncelo, músicas orfeônicas, infantis e escolares.
Foto: Divulgação