PARINTINS É PIONEIRO NO AMAZONAS COM CERTIFICADO DIGITAL DO IBAMA
6 de agosto de 2015EDUARDO RIBEIRO SERÁ HOMENAGEADO NO DIA NACIONAL DAS ARTES
6 de agosto de 2015CAPACITAÇÃO| Dez editais abertos do Ministério da Cultura (Minc) foram apresentados às agremiações folclóricas Boi-Bumbá Caprichoso, Boi Mirim Tupi, Mini Boi Caprichoso, Mini Boi Garantido e Associação de Danças, Artes e Culturas Sociais de Parintins (Adacspin), em oficina realizada no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa, no bairro Itaúna 2, no dia 4 de agosto.
A iniciativa foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
O chefe da Representação Regional Norte do Minc, Delson Cruz, veio a Parintins promover a oficina, a pedido do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que conheceu a terra do boi-bumbá no dia 26 de junho, quando assistiu a primeira noite dos 50 anos do festival folclórico e retornou a Brasília na madrugada do dia 27.
O representante do Ministério da Cultura repassou informações sobre os editais abertos aos representantes das manifestações culturais.
Delson Cruz explicou critérios de seleção dos editais e tirou dúvidas em relação à questão de documentação para as associações captarem recursos do Governo Federal, por meio de incentivo público.
Os editais do Minc apresentados durante a oficina encerram no dia 18 de agosto, mas existem outros a serem abertos. O representante do Ministério da Cultura sugeriu a Sectur oficinas para elaboração de projetos com as associações folclóricas.
Os bois em miniatura se inscreveram no portal de cultura e estão na expectativa de terem projeto aprovado no Minc para o festival do ano de 2016. “Nosso festival em miniatura saiu do fundo de quintal dos bairros Itaúna e Dejard Vieira para tomar proporções maiores. Procuramos recursos financeiros não no município, mas procuramos no Estado e agora via Governo Federal. Se conseguirmos captar esses recursos vamos consolidar um projeto vitorioso. Assim como Caprichoso e Garantido têm convênios com a Coca-Cola, o mini festival busca melhorias”, enfatiza Adriano Mourão.