FESTIVAL INTERNACIONAL HUNI KUIN: RIQUEZA CULTURAL E ESPIRITUAL DOS KAXINAWÁ
11 de agosto de 2015FESTIVAL “MOVA-SE” INICIA HOJE EM MANAUS
12 de agosto de 2015FESTIVAL| Olhares atentos, risos, agradecimentos e muitos pedidos para que o Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios continue com este desdobramento na cidade de Porto Velho. Essa foi a primeira vez que a programação do evento escoou para outra localidade da região Norte.
O número de público comprovou que o festival está preparado para circular por outras cidades nortistas, afinal 2.500 pessoas foram prestigiar, de 7 a 9 de agosto, no Palácio das Artes Rondônia, este projeto que é realizado pelo Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).
Além da programação de espetáculos foram oferecidas oficinas formativas com profissionais de renome, como Adriana Góes, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), e os talentosos integrantes do Grupo Meme de Pesquisa do Movimento (RS), que tem à frente Paulo Guimarães.
A pesquisadora sulista Marila Velloso lançou o livro “Dança e Política – Estudos e Práticas”, dentro da programação do II Fórum NORTEamentos em Dança, que também faz parte do Mova-se. A obra foi feita em parceria com Rafael Guarato, que estará na programação desenvolvida em Manaus.
Para João Fernandes, criador do festival, Porto Velho superou qualquer expectativa que pudesse ter. “Sair de Manaus e vir para cá foi um caminhar num lugar que não conhecíamos. Claro que tínhamos boas expectativas, mas o festival superou todas por meio do número de público, apoio dos veículos de comunicação e representantes do governo de Rondônia. Isso concretiza um pensamento que no começo era meio sonhador, mas que a gente conseguiu colocar em prática, realizar e superar metas. Isso prova que já temos um olhar maduro para chegar a outros lugares, encontrando produção local, ajudando grupos a circularem e também gerando empregos e renda. Mais de 40 pessoas trabalharam na produção do Mova-se, e isso gera uma economia para a cidade”, disse.
A sexta edição do Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O festival, contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014, é uma realização do Casarão de Ideias, Cia de Ideias e Ministério da Cultura (MinC).
Foto: Bruno Bastos