GALERIA “ART´S & ART” NO MILLENNIUM SHOPPING RECEBE ARTISTAS LOCAIS
18 de setembro de 2015CONCERTO “BRAZILIAN JAZZ” NO PALCO DO TEATRO AMAZONAS
21 de setembro de 2015SAIRÉ| A Pérola do Tapajós, cidade de Santarém, localizada no Oeste do Pará, recebe mais uma vez turistas do Brasil e do Mundo. Sua vila balneária, Alter do Chão, o Caribe Brasileiro, é destaque na mídia internacional, como uma das mais belas praias brasileiras.
Neste fim de semana, Alter se prepara para celebrar a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia: o Sairé, uma festa profano-religiosa que acontece há mais de 300 (trezentos) anos, ainda quando as missões Jesuítas evangelizavam os indígenas na Amazônia.
O símbolo do Sairé é um semicírculo, de cipó torcido, envolvido por algodão, flores e fitas coloridas. No centro do semicírculo estão três cruzes e no topo dele uma outra, que juntas representam o mistério da Santíssima Trindade e no topo um só Deus. A imagem da pomba, que representa o Espírito Santo, também faz parte do adorno.
O Sairé festejado todo mês de setembro com um ritual religioso durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, quando são feitas ladainhas e rezas. Depois, vem a parte profana da festa, com shows artísticos e apresentações de danças típicas e pelo confronto dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, ponto alto da comemoração.
As Festividades iniciaram no dia 12 de Setembro com a Alvorada seguida da tradicional Busca dos Mastros e encerra no dia 21 de Setembro com a Festa dos Barraqueiros.
Na noite de hoje (18/09), sexta-feira, acontece o show com o Grupo de Carimbó Tambores do Sol e a tão esperada Festa dos Visitantes com a Banda Aviões do Forró, seguido do show regional de Wanderley Andrade.
No sábado (19/09), a festa fica por conta da apresentação dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa e o grande show da Banda Eva, Ricardão e Forró eu Acho Bom.
No domingo (20/09), a animação fica por conta da Banda local Pegada do Forró e Forró Turbinado.
A Festa do Sairé 2015, encerra na segunda-feira (21/09), com o rito religioso, derrubada dos mastros, a grande comunhão (quebra macaxeira, macucauá, desfeiteira, tarubá, etc.), cecuiara (almoço de confraternização) e a festa dos barraqueiros, com as Bandas Energia e Bagaceiros do Forró.
Agradecimentos:
Grupo Folclórico Festa de Carimbó
Coordenador: Samuel Thiago Jorge
Dançarinos: Luciana Gomes Silva
Thiago Castro
Gregório Gamboa
Fotos: Yghor Palhano