“BELÉM 400 ANOS: REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE” VALORIZA A HISTÓRIA PARAENSE
2 de outubro de 2015OFICINA DE MONTAGEM AUDIOVISUAL DA FCP ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
2 de outubro de 2015ARTES| No terreno das artes cênicas, a improvisação consiste em apresentar algo que não foi escrito, pensado ou elaborado previamente. A literatura será ponto de partida para o exercício desse recurso na oficina “A improvisação como linguagem da arte da performance”, a ser realizada no Lugar Uma de Artes, Centro de Manaus, de 5 a 9 de outubro.
A atividade terá mediação de Francisco Rider, e será realizada no horário das 10h ao meio-dia. A oficina faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Na oficina, Rider vai pedir aos participantes para levar à atividade fragmentos de obras literárias brasileiras de suas escolhas. “A ideia é fazer que os participantes executem uma improvisação a partir, por exemplo, de um fragmento das obras de Graciliano Ramos ou Guimarães Rosa”, adianta.
As improvisações serão realizadas a partir de estruturas e procedimentos sugeridos por Rider. As referências literárias, segundo o mediador, deverão funcionar como provocação para os improvisos cênicos de cada participante.
A oficina “A improvisação como linguagem da arte da performance” é voltada a atores, bailarinos, artistas de rua e demais interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no primeiro dia da atividade, no Lugar Uma de Artes, na avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro.
Nascido em Manaus (AM), Francisco Rider tem apresentado suas obras cênicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém. Exibiu suas criações ainda em espaços dedicados às artes contemporâneas em Nova York, como o Judson Memorial Church/Movement Research, Performance Space 122 (PS122), Here Arts Center, The Kitchen, Dixon Place, entre outros.
Entre outros, recebeu os prêmios Funarte Klauss Vianna de Circulação (2011 e 2014) e de Montagem (2007, 2008, 2010 e 2014); Rumos Dança 2009/10, do Itaú Cultural; Nascente, de USP-Editora Abril (SP); Movimentos de Dança do Sesc São Paulo (SP, 1993, 1994 e 1995); e Prêmio Manaus de Artes Visuais da Manauscult (AM, 2014).
Iniciada no último dia 21, a Ocupação Lugar Uma tem como objetivo transformar o Lugar Uma de Artes em abrigo para uma série de ações artísticas diárias, ao longo de três meses, com acesso gratuito.
Performances, oficinas, exposições de arte, mostras de filmes e lançamento de livro são algumas das atividades no calendário da tomada artística, empreendida por iniciativa de Francisco Rider. A ação segue até 21 de dezembro.
SERVIÇO
O que? Oficina “A improvisação como linguagem da arte da performance”, com Francisco Rider – Ocupação Lugar Uma
Onde? No Lugar Uma de Artes, avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro
Quando? De 5 a 9 de outubro, segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia
Quanto? Inscrições gratuitas, a serem realizadas no primeiro dia da atividade