TOP STOCK BAZAR SERÁ O PRIMEIRO BLACK FRIDAY DA ZONA LESTE DE MANAUS
3 de novembro de 2015JYOU GUERRA FINALIZA EDIÇÃO PARA LANÇAMENTO DE SEU PRIMEIRO DVD
4 de novembro de 2015PESQUISA| A 4ª edição do INOVATECH será realizada no período de 20 e 21 de novembro de 2015, no Premier Parc Hotel. O evento denominado de Encontro Internacional de Inovação Tecnologia Sustentável, objetiva criar conexões entre empresários nacionais e internacionais; promover negócios, troca de experiências e o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas sustentáveis; além de aproximar empresários e instituições ao que está acontecendo de mais inovador nas questões de sustentabilidade.
À partir de um trabalho acadêmico, estudantes do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que necessitavam realizar uma pesquisa sobre equipamentos específicos para a indústria química, iniciaram uma breve pesquisa sobre o que era necessário para se produzir uma cerveja de açaí. Desta pesquisa, desdobrou-se a iniciativa de não apenas listar os produtos e equipamentos, mas fazer a cerveja e patenteá-la para o mercado.
Com resultados positivos, o sucesso do processo e do produto final rapidamente se propagou por diversos pontos, ganhando notoriedade nacional, sendo que desta vez, a Cerveja de Açaí será apresentada na IV Inovatech, que este ano acontece em Juiz de Fora, Minas Gerais, numa palestra da estudante Aurilene Siqueira, que integra o projeto da UFAM, a se realizar às 14h do segundo dia do evento.
De acordo com a estudante, a ideia de empreender no ramo e criar uma cerveja com açaí em sua composição, é trazer raízes brasileiras à bebida europeia mais consumida no país.
Hoje, dezenas de bares amazonenses já procuraram os estudantes para comercializar a bebida, mas eles ainda estudam qual o melhor destino para a ideia nascida no campus da UFAM.
A pesquisadora revela que o principal cuidado a se ter com o produto, em se tratando de uma cerveja artesanal, é evitar a contaminação.
Ela enfatiza que, quanto à chegada do produto ao mercado, a maior preocupação deve ser com a qualidade, visto que os clientes costumam ser experientes e entender do assunto. ‘O uso de equipamentos adequados e o cuidado devido na higienização de todo o processo colabora para resultados satisfatórios.
Foto: Ascom/MDA